sábado, 28 de maio de 2011

ENGODO PUBLICITÁRIO

Mapa sem escala publicado hoje para anunciar um prédio na rua Fidalga
Vi hoje no Estadão uma propaganda de um prédio a ser construído na rua Fidalga, na Vila Madalena. O mapa que mostra a localização do prédio está sem escala e mostra qarteirões quase vazios com uma ou outra casinha e também poucos prédio, "pequenininhos" quando comparados mesmo com as casinhas. No quarteirão entre a Cardeal Arcoverde e a Luiz Murat onde está o Cemitério São Paulo, ele também mostra diversas casinhas.

O mapa parece um paraíso. Super-bucólico. Se São Paulo fosse mesmo assim, seria um enorme prazer morar na cidade. Suponho que a maioria dos interessados nesse prédio - com nome inglês, como sempre: Soul (alma) Madá (de Madalena) - saiba que a Vila Madalena não é assim. E quando não sabe, vai visitar os apartamentos para decidir se compra ou não. Mesmo assim, o comercial não cita a grande barulheira de automóveis nas ruas durante as noites (principalmente de sexta a domingo), visto o local ser coalhado de bares e restaurantes com mesas nas ruas; também não cita que, se v. for receber um amigo em casa, ele vai ter de se virar para achar um local para estacionar. Na rua, então, nem pensar. Vai entregar um carro para um valet que vai cobrar os tubos dele e estacionar o carro na rua mesmo (é proibido, but who cares?) , longe pacas e sem qualquer vigilância.
O que teria sido o mesmo local (ainda sem escala) em 1880
Parece que o paulistano não se importa com esses fatos, parece ter já se conformado que ali é um dos bairros mais congestionados da cidade. Vai mudar assim mesmo. Acho isso incrível.
Mapa real da rua Fidalga (a rua que segue do canto esquerdo inferior para o canto direito superior) hoje - Google Maps
Enfim, é isso. No alto, o anúncio do prédio que foi publicado hoje (olhaí - propaganda grátis de construtoras!). Depois, o local real, visto pelo Google Maps (este mapa, claro, está em escala, e mostra apenas aquele quarteirão da rua Fidalga). Finalmente, um livre exercício de paciência mostrando (sem escala também e baseado no mesmo mapa da propaganda) como teria sido a mesma área em 1880, 130 anos atrás. Isso, sim, era sossego (certamente haveria mais algumas trilhas ali, e algumas pequenas construções numa área tipicamente rural - mas mágico eu não sou).

Nenhum comentário:

Postar um comentário