domingo, 24 de setembro de 2023

SÃO PEDRO E PAPAI NOEL (1917)

 


Em 1917, a "conflagração" ainda estava longe de acabar (depois passou a ser conhecida como "a primeira guerra mundial") era a manchete de primeira página do jornal "O Estado de S. Paulo" de 11 de fevereiro daquele ano.

Nessa data, junto ao cabeçalho, um anúncio da hoje centenária Lacta, mostrando Papai Noel - não, espera - é São Pedro entregando chocolates para as crianças, todas anjinhos. Também, mais de um mês depois do Natal, onde estaria o Papai Noel? Nomeou um substituto para ele ou terceirizou o serviço?

Além disso, um anúncio dos automóveis Studebaker modelo daquele ano: meu pai teve um dessa marca, ano 1951.

Cento e seis anos depois, nós aqui, olhando não mais tão de longe os carros elétricos...

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

COMO CHEGAR AO JARDIM SÃO PAULO EM 1940

 

ACIMA: Reportagem publicada no jornal Diario Popular em 30/9/1940.

A foto e a reportagem mostra uma rua já asfaltada do bairro Jardim São Paulo, na zona norte da capital paulista e desenvolvida a partir da rua Doutor Zuquim, amplo terreno loteado no final dos anos 1930.

Não consegui identificar que rua é. Embora o bairro tenha diversas construções ainda residenciais e também já transformadas em estabelecimentos comerciais, já há construções de muitos andares em suas ruas.

Desde 1927, quando o bairro ainda não existia, pelo menos com esse nome, o Tramway da Cantareira fincou ali uma estação com o nome de Parada Inglesa, num local ainda meio deserto e situada próxima da atual estação de Metrô com este mesmo nome.

Na data da foto acima, houve a inauguração de uma linha - linha de ônibus, especificamente - que ligava ao centro da cidade, no caso, a rua Anhangabaú, que era o antigo nome da avenida Prestes Maia, donde o nome seguia pelo trecho estreito (até hoje) que foi renomeado com o nome de Carlos de Souza Nazaré.

Em 1998, o bairro recebeu duas estaçóes de metrô, uma com o nome do bairro e outra com o nome de... adivinhe qual? A célebre Parada Inglesa, no trecho entregue entre as estações Santana do metrô e a estação Tucuruvi, como uma espécie de renascimento, com túneis e trens elétricos modernos, da velha Cantareira.

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

DÚVIDAS SOBRE A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ATIBAIA (2023)

 

Prédio da estação atual de Atibaia em 2017. Foto: Juliano Zambrota

A estação da cidade de Atibaia foi inaugurada em 1884 na linha-tronco da Estrada de Ferro Bragantina (ligando a estação de Campo Limpo, na então ferrovia chamada de São Paulo Railway) à cidade de Bragança, esta hoje chamada de Bragança Paulista).

Em 1914 passou a fazer parte do novo ramal de Piracaia, desativado em 1967, com o fim deste ramal. A estação ferroviária de Atibaia ficava então no limite da cidade do mesmo nome; desativada em 1967, até 2015 abrigou uma escola. Neste mesmo ano, a Prefeitura quis fazer obras viárias em volta da antiga estação e a população entendeu a ação como uma ameaça ao velho prédio, pedindo então o seu tombamento pelos órgãos competentes. 

Porém, em reportagens e horários de trem da E. F. Bragantina original, que funcionou de 1884 a 1914), quando a ferrovia somente tinha uma linha que ligava as estações de Campo Limpo e de Bragança, esta mais tarde renomeada como Taboão), havia a citação de uma estação nessa linha chamada de Atibaia  (vejam caixas abaixo, de 1884, 1886 e 1889). 

Fica a dúvida sobre a estação de Caetetuba, que consta ter sido aberta em 1914 para dali sair o novo ramal de Piracaia. Seria Caetetuba a estação de Atibaia reformada, tendo passado a se chamar Atibaia a estação aberta nesse novo ramal em 1914? Não consegui obter estas confirmações.

A estação com o nome da cidade, citada mais abaixo, de 1889 e de 1890, teria sido a antiga Caetetuba, que então ainda teria o nome de Atibaia? Ou era uma estação em lugares diferentes da atual Caetetuba e da atual Atibaia? Lembremos que os tempos de viagem entre Bragança e Atibaia na época eram quase iguais ao de Bragança a Caetetuba. A questão segue sem ter sido esclarecida.

Em 2017 os prédios das estações desativadas de Atibaia ainda estavam em pé.

Sei que o tema é confuso. Alguém pode ter mais dados do que eu para esclarecer esta dúvida? Para tentar simplificar, existiu em alguma época uma estação ferroviária  com o nome Atibaia diferente da existente hoje, antes de 1914, ano em que o atual prédio foi construído?

Veja também http://www.estacoesferroviarias.com.br/a/atibaia.htm e http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/caetetuba.htm, páginas de meu site Estaçoes Ferroviarias do Brasil.