sexta-feira, 3 de abril de 2009

ONDE ESTÁ JATAÍ?


Para quem não sabe – e muitíssima gente não sabe – existiu no Estado de São Paulo, até 1934, quando foi extinto, um município chamado Jataí. Descobri isso por total acidente, há alguns anos atrás, e não foi fácil descobrir onde era o dito cujo. Somente consegui inicialmente a informação de que ele ficava na região de Cruzeiro e de Cachoeira Paulista. Aos poucos, fui coletando informações, mas mesmo assim, até hoje, são bastante imprecisas. O município teria sido criado em 1881, separando-se do município de Lorena, no Vale do Paraíba. O povoado que deu origem ao bairro e depois município não era antigo e datava dos anos 1850. Somente para lembrar: a antiga vila nada tem a ver com a cidade de Luiz Antonio, localizada junto a São Simão, na média Mogiana, e que, até 1939, chamava-se também Jataí (mas não era município, então).

Com a decadência do Vale do Paraíba devido à extinção do plantio do café, no final do século 19, os municípios todos perderam em importância, mas alguns foram bem mais afetados. Jataí foi um dos que mais perdeu renda. Paralelamente a isto, criava-se ali a devoção à Santa Cabeça, ou melhor, a Nossa Senhora da Santa Cabeça. Uma igreja foi erigida a uma cabeça de santa encontrada, segundo dizem, no rio Tietê, anos antes, e acabou sendo entregue a um cidadão que morava na região de Silveiras, município que era limítrofe a Jataí. Em 1934, com devoção e tudo, o município foi extinto, na grande redivisão de municípios e distritos paulistas feita nesse ano. Foi nessa redivisão que municípios como Santo Amaro e Araçariguama foram extintos e incorporados a São Paulo e São Roque respectivamente. Também nesse ano Parnaíba, atual Santana de Parnaíba, perdeu toda a área que hoje corresponde a metade da área total dos municípios de Caieiras e Franco da Rocha, a oeste da linha da Santos-Jundiaí. E foi nesse ano que Jataí desapareceu e caiu no esquecimento, ao contrário dos outros citados acima. Na época, existiam três comunidades dentro do município, então incorporado a Cachoeira: Sapé, Santa Cabeça e Jataí. Sem ferrovia próxima à sede (condição praticamente sine qua non para a comissão que fez o estudo da redivisão), sem renda e população mínima para os padrões estabelecidos, o município foi extinto.

Fui atrás do local onde teria sido a sede da vila — Jataí jamais chegou a ser cidade, apenas vila (até 1934, os municípios ou eram cidades ou eram vilas; era mais uma questão de status e de numero de vereadores do que outra coisa) — e encontrei o local chamado Sapé, pequeníssimo, meia dúzia de construções, se tanto, chamado pelos locais tanto por este nome quanto pelo de Jataí. Se notarmos no final do último parágrafo, leremos que os dois teriam sido locais diferentes. De qualquer forma, ali há uma igreja, pequena para ter sido a igreja matriz de um município, e uma pequena escola, à beira da estrada, datada de 1894. Muito estranho. Uma foto antiga encontrada em uma pesquisa mostra uma igreja matriz bem diferente, de qualquer forma, da que encontrei. E maior.

Enfim, ainda haverá, para o curioso aqui, muita pesquisa até se chegar a algum ponto concreto de onde foi Jataí e o que representou para o estado. Mais uma curiosidade, para encerrar: no “Almanak da Província de São Paulo” de 1887, não existia nenhuma referência ao município de Jataí. E devia: diz-se que ele foi criado em 1881. Também não existe nenhuma citação a ele ainda como parte do município de Lorena. Mistério!

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É uma baita confusão mesmo, mas tentando esclarecer: o distrito de paz foi criado em 1857 com o nome de Sapé; o município foi criado em 1887 com o nome de Jataí (mas os dois nomes foram usados indistintamente). Em 1934 o município voltou a ser distrito e em 1935 o distrito voltou a ser povoado. Não acho que o motivo tenha sido a ferrovia, pois quando a produção de café esteve no apogeu, a ferrovia estava longe do mesmo jeito. Acredito que o problema esteja na acidentada topografia da serra da Bocaina. Jataí, assim como Silveiras e todo o entorno, ao ficar sem o café, não pode se beneficiar da industrialização, como várias cidades do vale do Paraíba. Só lhe restou integrar as "cidades mortas" de Monteiro Lobato.
    Vera Zveibil

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, a (falta da) ferrovia era um dos itens considerados pela Comissão, da qual meu avô fazia parte e tinha um grande poder de decisão. A falta dela poderia ou não ser um problema, mas não ter "tirava pontos" do município para manter a sua autonomia. Quanto à data, a que v. diz de instalação (1887) é mais viável, pois 1881 faria com que Jataí aparecesse no tal Almanak que citei.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Ralph,

    Ótimo post. Segundo a publicação da Repartição de Estatistica e Archivo do Estado de S. Paulo, "Divisão administrativa e divisas municipaes do estado de S. Paulo", São Paulo: Typ. Mont’Alverne, 1908, o município de Jataí (Jatahy, na época) foi criado pela Lei no. 69, de 2 de abril de 1887. Antes, a Lei no. 21 de 4 de abril de 1857 havia elevado a localidade a Distrito da Paz.

    ResponderExcluir
  5. Olhe, andei pesquisando depois desta postagem - que eu fiz há quase dois anos - e esse dado que v. me enviou eu ainda não havia achado. Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Oi Ralph: mande-me seu e-mail para que eu possa te enviar uma cópia do documento que citei.

    ResponderExcluir
  7. Jataí tornou-se vila pela mesma lei que Espírito Santo da Fortaleza. Ambos municípios foram extintos.
    http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/1887/lei-69-02.04.1887.html

    ResponderExcluir
  8. Jataí está nesse mapa de 1928: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/repositorio_digital/mapa_carto/BR_SP_APESP_IGC_CGG_I_0026_001_001

    ResponderExcluir
  9. Gostei de ver que a propriedade de meu avô, Antonio Ferreira, está localizada neste mapa, pouco acima do Povoado do Jatay, no bairro hoje conhecido como Sapé. De fato, meu pai (nascido em 1913)e seus irmãos contavam ter estudado naquela escola construída em 1893. Não sei dizer porque a propriedade foi denominada Fazenda do Ingá.

    ResponderExcluir