sábado, 11 de fevereiro de 2017

SÃO PAULO: ESTE PONTILHÃO NÃO DUROU VINTE ANOS

Foto recebida como tendo sido tomada em 1952. Autor desconhecido.

Deparei-me outro dia com o anúncio da inauguração, no dia 15 de novembro de 1952, de um pontilhão sobre "a passagem de Moema". Sobre esta passagem, passavam os trilhos do saudoso bonde de Santo Amaro.
"O Estado de S. Paulo", 15/11/1952

Mas, afinal, qual seria esta "passagem de Moema"? Onde estaria localizada? Eu conheci a chamada "linha do bonde" que seguia pelo retão das hoje avenidas Ibirapuera e Vereador José Diniz, ligando a Vila Mariana a Santo Amaro, e, além dos pontilhões sobre alguns córregos, entre eles o da Traição e o das Águas Espraiadas, o único pontilhão sobre uma via transitável que existia era justamente o que estava próximo à antiga junção da avenida Ibirapuera e rua França Pinto e que é mostrado nesta bela foto, cuja data citada por quem a postou era 1952 - exatamente o ano da inauguração da tal passagem.

Seria esta da fotografia acima?

Por um lado, só pode ser, porque é a única - por outro lado, ela era, sem dúvida, uma passagem para Moema, mas a rua que foi feita sobre ela, que, na época, era a Professor Ascendino Reis (antiga rua Nova), não era a avenida Indianópolis, citada pelo jornal (veja a reportagem mais acima). Sem querer aqui ser o "dono da verdade", o jornal errou o nome da rua, realmente.

Situação hoje das ruas no local do pontilhão - que não existe mais. Lembrar que a av. Quarto Centenário era uma continuação da rua França Pinto e que tinha o nome desta rua antes de 1954. (Google Maps, 2017)
Curiosamente, porém, a avenida Ascendino Reis era, na época, segundo mapas dos anos 1940, uma espécie de continuação da avenida Indianópolis, sim - se for considerado que ela começava (hoje não é mais assim), pelo mapa, exatamente onde a avenida Indianópolis fazia (e ainda faz) uma curva para a direita, logo depois de cruzar a alameda dos Anapurus, sentido Ibirapuera-Jabaquara.

Enfim, se alguém quiser contradizer o que escrevi, que se sinta à vontade para tal.

O tal pontilhão, sob o qual lembro-me de ter passado de carro inúmeras vezes, foi demolido no final dos anos 1960, quando da modificação daquele sistema viário causado, em parte, pela retirada dos trilhos do bonde, que encerrou suas atividades no mês de março de 1968. Não durou nem vinte anos a pontezinha.

6 comentários:

  1. Ralph, segundo o mapa de 1952 abaixo, a Ascendino Reis já tinha esse nome e tinha até uma linha de ônibus que passava por ela e por esse pontilhão (linha vermelha pontilhada). A Indianópolis incluía a atual República do Líbano (antiga Auto-Estrada). A IV Centenário, claro, ainda chamava-se França Pinto. A Estado de Israel ainda era rua do Tanque. A Diogo de Faria já tinha esse nome, porém a continuação dela, do outro lado do Ibirapuera, já na vila Nova Conceição, ainda era rua do Gado (atual Prof. Filadelfo Azevedo):

    http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/img/mapas/1952.jpg

    O mapa também incluí as linhas da Cantareira, mas o de 1951 está muito mais conservado:
    http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/img/mapas/1951.jpg

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  2. Ralph, acho que foi feita uma confusão com 2 notícias diferentes. Houve a inauguração do pontilhão e também a inauguração de um semáforo no cruzamento da avenida Indianópolis com a linha do bonde. Veja a notícia publicada no dia seguinte (16.11) sobre os festejos e inaugurações da véspera:
    http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19521116-23779-nac-0018-999-18-not

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  3. Pode ser, Carlos. Li a reportagem do dia seguinte que v. mandou e ali ele fala de um semáforo na av. Indianopolis com a av. Ibirapuera (embora não cite o nome desta última avenida). Realmente, este semáforo existia, eu o conheci... mas a passagem sob os trilhos só existia uma, que era aquela que citei, próxima ao cruzamento da França Pinto com a av. Ibirapuera.

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  4. A notícia também saiu na Folha da Manhã com a mesma redação confusa. Portanto nem era reportagem, era press release distribuído pela Prefeitura.
    Eu nunca tinha ouvido falar de inauguração de semáforo com a presença do prefeito e do governador. Foi a primeira vez...

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  5. Os eucalíptos seriam aonde, como ponto de referência ?

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  6. Em frente ao prédio que por muito tempo foi do Detran (hoje MAC) e que foi construído logo depois da foto para as comemorações do quarto centenário. Era o Palácio da Agricultura. Esses eucaliptos (e o pontilhão) sobreviveram até a construção da avenida Rubem Berta.
    Na foto dá para ver a cerca do Instituto Biológico (à direita, do outro lado da linha). O Ford Anglia preto está indo do Ibirapuera para a vila Clementino.
    Veja mais fotos da época do IV centenário:

    http://www.bienal.org.br/post.php?i=1089

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