sexta-feira, 28 de março de 2014

SOBRAS DE UMA GUERRA NÃO DECLARADA CONTRA AS FERROVIAS



Os trilhos da linha Ponte Nova-Miguel Burnier foram roubados. Sobraram pequenos trechos, como esta ponte em Seipe dos Santos. É isso que se faz com o nosso dinheiro. (Acervo Antonio Pastori)


Antonio Pastori mora no Estado do Rio de Janeiro e é outro lutador em prol da volta dos trens e contra o sucateamento das ferrocias brasileiras. Tem grande conhecimento do assunto, principalmente no estado fluminense e costuma disparar verdadeiros torpedos por e-mail tentando convencer os leitores a lutarem sem parar para evitar o caos da infraestrutura brasileira.


Hoje, especificamente, recebi, assim como muitos outris de seu relacionamento, este e-mail. O assunto já teve partes comentadas em outras postagens minhas neste blog. Segue o e-mail:

"Prezados/as

Acho que o assunto interessa a todos. Peço a gentileza de fazer um pequeno esforço: leiam o texto abaixo e vejam os dois vídeos e fotos (são curtinhos).

O primeiro vídeo foi produzido pela SNCF, Empresa Ferroviária da França, onde a multimodalidade é levada a sério e funciona às mil maravilhas, com uma imensa participação do transporte sobre trilhos. A ideia por de trás da peça publicitária é incrivelmente simples: o grau de mobilidade europeu é tão grande que você pode se deslocar para certos países da Comunidade de forma tão rápida e fácil como se abre uma... PORTA.

Veja abaixo o vídeo: http://comunicadores.info/2013/11/05/misteriosas-portas-meio-pracas-conectam-cidades-europeias/

Por outro lado, aqui no Brasil acontece justamente o contrário: as portas estão se fechando ao transporte ferroviário de passageiros, por obra e graça da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, que desenvolveu uma proposta espertamente maluca (resolução 4.131/2013) para erradicar mais de 4.000 km de trilhos com o argumento de que os trechos são anti-econômicos e/ou obsoletos e devem dar lugar a "mudernas" ferrovias de carga - somente cargas - novinhas em folha (que não vão sair do papel tão cedo e, se saírem, vão engargalar nos portos....).

O vídeo abaixo mostra a luta do povo de Viçosa, MG para provar que os trilhos ainda têm serventia e não devem virar sucata.

https://www.youtube.com/watch?v=EiHCBMF3j5Y

Para finalizar essa tragicomédia, anexei um exemplo com três fotos que mostram a forma "eficiente" de como o Governo (DNIT) cuidou das ferrovias para, por fim, torná-las antieconômicas e terminar de erradicar os trilhos que ainda restam dos 200 km da "Linha Mineira" (trechos Miguel Burnier-Ouro Preto e Ponte Nova-Viçosa). Tudo isso é/era Patrimônio Nacional que foi pro vinagre, lembrando que as ferrovias foram construídas com dinheiro do povo brasileiro.

Como sempre digo, choremos e oremos, pois. E muito!!

Obrigado pela atenção.

Antonio Pastori - Ferroviarista & Pesquisador Assine o nosso manifesto pela volta do trem a Petrópolis em: http://www.manifestolivre.com.br/ml/assinaturas.aspx?manifesto=expresso_imperial"

Analisem bem o texto para constatar o que Antonio Pastori já fez: é tudo uma insanidade que precisa ser evitada antes que seja tarde.

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