sexta-feira, 21 de março de 2014

SÃO PAULO INUNDADA


A foto logo acima foi tirada de algum prédio, provavelmente na avenida Mercúrio, no Parque Dom Pedro II, em janeiro de 1963. A fotografia foi publicada no jornal Folha de S. Paulo no dia 3 de janeiro desse ano. Vê-se que a avenida Mercúrio e parte da Carlos de Souza Nazareth estavam inundadas.

Inundações, aliás, todos sabemos, são constantes em São Paulo, que preferiu construir também nas zonas sabidamente alagadiças e não constorná-las. O ser humano não aprende mesmo. Principalmente nós, brasileiros.

Para se ver as ruas, quais são, basta olhar a foto seguinte, logo aqui acima. Embora a legenda (colocada pelo Alexandre, meu filho) mostra a linha vermelha como sendo a Duque de Caxias, a parte inundada já é a avenida Mercúrio, sua continuação.

Nesse tempo, o Parque Dom Pedro II não era bem cuidado, já estava meio jogado às traças, mas ainda não era terminal de ônibus. Ele era o que havia se tornado depois da urbanização da Varzea do Carmo no final dos anos 1910. Poucos anos depois, uma série de viadutos de concreto foi construído sobre a sua área e a maior parte dos jardins desapareceram.

Já esse cruzamento, caso se tirasse uma fotografia hoje do mesmo local, não mudou tanto assim nos 51 anos que se passaram depois dessa fotografia.

São Paulo, com suas constantes e geralmente má transformações, não consegue manter os seus poucos lugares aprazíveis por muito tempo, infelizmente. A pouca mudança ness cruzamento deve-se à deterioração do local, que já existia na época e não incentivava construções mais bonitas. Em parte, é bom, Por outro lado, a sujeura impera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário