sábado, 22 de março de 2014

CÓRREGOS PAULISTANOS


A cidade de São Paulo, montanhosa, tem uma série de córregos. Muitos têm o mesmo nome e são difíceis de localizar quando se encontra seu nome nas antigas reportagens.

Apresento-vos o córrego da Água Vermelha, que corre para o córrego do Ipiranga, aquele das margens plácidas. Não o confunda com o córrego da Água Preta ou o da Água Branca, estes em Perdizes, nem como o da Água Preta lá pelo lados do Tucuruvi. Ou até eventualmente com outros. Acho que tem também o da Água Suja e o da Água Limpa. Enfim...

Este córrego da Água Vermelha está hoje canalizado e entubado debaixo da avenida Afonso de Escragnole Taunay, ou seja, aquela avenida que é continuação da Bandeirantes até alcançar o túnel da mãe do Maluf (ops, desculpem, Maria Maluf) e também aquela avenida que v. pega para alcançar a Imigrantes (se continuar pelo túnel, vai pegar a Anchieta ou a Juntas Provisórias e depois chegar pela avenida do Estado à Marginal do Tietê).

Tomei conhecimento deste córrego numa reportagem de 2 de janeiro de 1963 publicada na Folha de S. Paulo. O problema é que ele estava destruindo uma rua que existia ali. Nome: rua Tufulo. Procurei nos mapas de 1963, 1966 e mais atuais por esta rua e não a encontrei no índice alfabético. Onde ficaria o tal córrego nesta imensidão que é São Paulo hoje?

Fora isso, pelo que dava para ler da reportagem, depositava-se no riozinho lixo e esgoto - nada mudou quanto a isso, hoje. A procura continuou até que vi que ficava na Vila Monte Alegre e dizia que era em São Judas Tadeu. Fui então procurar a tal Vila Monte Alegre em mapas mais novos e achei: ela está ao lado da avenida citada.

Nesse mapa de 1976 ainda não existia a avenida e o córrego estava ali, ao vivo e em cores. Hoje, nem sombra dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário