terça-feira, 7 de janeiro de 2014

QUANDO SE DAVA VALOR AOS DESENHOS

O croquis para o que seria a estação do Aeroporto de Garça, em São Paulo. O desenho foi feito em 1954 e eu não tenho ideia se ele foi feito mesmo dessa forma (Folha da Manhã).
 

Uma das minhas grandes frustrações sempre foi não saber desenhar direito. Sim, eu desenhava histórias em quadrinhos quando era pequeno e fi-lo constantemente até meus 17 anos e depois esporadicamente como paródias.
Cinema Planalto, em São Caetano do Sul. Desenho feito em propaganda quando de sua abertura em 1956 (Folha da Manhã).

Jamais, no entanto, desenhei como gostaria. É por isto que mostro alguns desenhos feitos aqui neste artigo. Não que sejam verdadeiras obras-primas, não são, mas são muito melhores do que os que se vêem hoje em dia, muitos deles feitos por computador. O computador tira a alma do desenho.
Propaganda da GM de 1955 homenageando a rua principal da cidade de Santa Cruz das Palmeiras, SP. Dos desenhos aqui mostrados, é do que mais gosto. Essa paisagem pouco mudou até hoje (Folha da Manhã).

Consegui estes (e vários outros) em jornais antigos. Separei estes porque estavam mais fáceis de serem coletados em meu bagunçado arquivo virtual.
Propaganda do Atlantico Hotel, em Santos, SP, em 1941. O hotel e o prédio ainda existem. (Folha da Manhã)

E há mais um abaixo. Tirem suas conclusões.
Propaganda da Light em 1957 mostrando a Usina aqui em Santana de Parnaíba, cidade onde vivo (Folha da Manhã).

4 comentários:

  1. Muito bacana mesmo! Eu até "tento" desenhar até hoje, mas gostaria de desenhar assim (e ter oportunidade de fazê-lo...)

    ResponderExcluir
  2. Lembra dos cursos de desenho artístico e desenho arquitetônico e mecânico do Instituto Universal Brasileiro? era profissão, e muita gente fez. Hoje, o cara é " designer" e desenhar , desenhar mesmo, não é mais necessário.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela blog, muito instrutivo. Sobre o aeroporto de Garça, o croqui mostrado é realmente fiel ao que foi construído. Veja: http://i1.ytimg.com/vi/PyYuj6Jvr6g/hqdefault.jpg . Abs

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Sobre a estação do Aeroporto de Garça, ela foi realizada e está exatamente igual até os nossos dias! Abs, Alex

    ResponderExcluir