sexta-feira, 30 de agosto de 2013

AS FERROVIAS DE PAPEL

Imaginem esta maçha (dos anos 1910) funcionando decentemente hoje... ajudaria muito, mesmo com traçados obsoletos para hoje
 

Uma pergunta: que ferrovias que o atual governo fez realmente? Falo do governo federal.

Sim, é verdade que durante o (des)governo de Lula se inauguraram trechos da Norte-Sul e da Transnordestina (atenção: neste último caso, 16 - repito, dezesseis - quilômetros). Acho que houve também alguma coisa da Ferronorte. Tudo somado, não foi grande coisa.

É uma pena, principalmente porque, pelo menos no papel, e para consumo externo, eles anunciam diversas ferrovias. A Oeste-Leste da Bahia é uma delas. Fala-se em inúmeras outras. A Transnordestina, pelas poucas notícias que tenho, avança, mas parece que apenas numa frente: a que segue de Salgueiro para Sauípe. A Norte-Sul está praticamente parada. A Oeste-,este também está engripada.

Finalmente, a cereja do bolo: o TGV, ou trem-bala, ligando Campinas ao Rio de Janeiro via São Paulo. Eu, sinceramente, gostaria que saísse. Particularmente, até engoliria o preço que estão dizendo que essa linha custará. Porém, já deu para perceber que ela nunca sairá.

Pelo que se tem lido por aí, parece que até dentro do PT - onde mudanças não são tão simples de acontecer - se fala agora de deixar o trem-bala de lado e se construir uma ferrovia mais simples, "rápida mas nem tanto" e que ligue, como sempre, Campinas, São Paulo e Rio. Será que baixou uma luz na cabeça de alguém, depois da piada que tem sido o show de licitações dos últimos anos?

O fato é que o governo prova ser incompetente para tocar obras. Não somente ferrovias. Vejam o caso da BR-116 entre São Pauloe  Curitiba, por exemplo, cujo pior trecho, o mais complicado, está demorando quase uma década para sair. As obras começaram há cerca de seis meses e estão pouco visíveis. Esta fica perto de casa e não no nordeste e deu para ver que vai muito çentamente. Deveria ter começado logo após a concessão federal. Vejamos também o "aqueduto" nordestino, abandonado no calor do sertão enquanto a seca é uma das piores dos últimos 150 anos.

Promessas e mais promessas. Afinal, se o grande movimento do trem-bala está entre Campinas e Volta Redonda, porque não se faz esse trecho primeiro, que é o mais barato e fácil, e deixa-se a descida da serra para depois? Isto vale para o trem "não-tão-rápido" de que parece - digo, parece - estar sendo aventado agora.

É realmente difícil ter notícias de regiões tão longes de onde estou. Porém, mesmo que a imprensa seja golpista e possa estar mentindo (esse papo é velho), não é possível mentir tanto. Alguma coisa nesse meio tem de ser verdade.

Enquanto isso, ferrovia, Regis Bitencourt, transposição do São Francisco... esqueçam. Há de vir outro governo para se ter esperança de que algo poderá mudar.

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