sexta-feira, 19 de abril de 2013

O BANCO ITAÚ E AS PORTAS GIRATÓRIAS

Aqui, um registro sobre o que tenho visto em algumas agências do Banco Itaú.

Ele não é o único banco a usar portas giratórias e humilhar as pessoas exigindo que, para entrar, esvaziem bolsas, sacolas e maletas. Mas, na região da avenida Faria Lima, em São Paulo, Capital, isto parecia ser coisa do passado.

Porém, há cerca de, sei lá, três meses, uma dessas agências, perto da Eusébio Matoso, resolveu voltar a fazer a rotatória funcionar. Eu já aprendi: quando vou a uma dessas agências, vou com a menor quantidade de material possível. Geralmente passo, com meu celular no bolso da calça.

Só que há poucos dias eu estava falando com o celular na calçada, junto ao banco. Reparei que um dos vigilantes, de dentro do banco com portas de vidro, estava, casualmente, olhando na minha direção.

Quando tentei passar pela porta giratória, claro - ele me barrou e veio com a clássica pergunta: você tem objetos de metal? Tirei o celular do bolso e pus na famosa "bolsinha" de plástico na por ta de vidro e aí pude passar. Passar para ir ao caixa eletrônico, geralmente numa sala separada do resto do banco, mas, naquela agência, não: embora haja as pórtas que se fecham para separá-la do interior da agência, ela permanece aberta, obrigando os clientes a serem revistados pelos seguranças ao precisar usá-las. Os caixas são lá no fundo.

Eu falei para o guarda que ele só travou a porta porque me viu usando o celular do lado de fora e que aquilo não fazia sentido. Não era o celular, claramente, uma arma. E reclamei com a moça que estva sentada à mesa perto da entrada, perguntando por que atrapalhavam tanto a vida dos clientes que somente querem ir ao caixa eletrônico e que têm apenas um celular.

E ainda mais, perguntei, em voz alta, porque não voltavam a separar as duas áreas, já que elas eram separadas antes e a separação é feita em menos de três minutos, com o fechamento das paredes de vidro.

Coincidência ou não, ontem fui à agência - sempre vou a ela - e a separação voltou, ou seja, pude entrar pela porta separada, aberta com meu cartão, para somente usar o caixa eletrônico.

E eu me pergunto: para que servem esses seguranças mal treinados e dispostos a fazer as coisas somente para mostrar que estão ali? Se é para ser segurança, que tenha treinamento real de anos e não de cursos de alguns dias somente para fazer bobagens e arriscar a própria vida. Quando usam a arma e acertam alguém, acabam sempre com a culpa - a agência, claro, sempre será a vítima. "Eta nóis".

2 comentários:

  1. Atrapalha quem só quer entrar em um agência, e quem tem uma arma pega um refém do lado de fora e pede para liberarem. Simples assim. Ou seja, é mais fácil entrar com uma arma do que um celular. Haha. Na Vital Brasil próxima ao metrô butantã já tem uma agência que pelo menos até pouco tempo não tinha porta giratória, e na mesmo rua colocaram tbm uma agência do Bradesco também sem a porta, espero que seja tendência.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. OLA BOA TARDE MORO EM RIBEIRAO PRETO SP DIA 03 DE AGOSTO DE 2015 FUI ATE UMA AGENCIA ITAU FAZER UM DEPOSITO EU JA NAO LEVO NADA PRA NAO SER BARRADA MAS EU TINHA UMA SACOLA DE MERCADO COM DOIS QUILOS DE CARNE E ALGUNS SUCO TANG E UM PACOTE DE CAFE E NA OUTRA SACOLA DE UMA LOJA DE CALÇADOS UM CHINELINHO E UM TENIS ALSTAR INFANTIL CHEGANDO NA ORTA EU FUI BARRADA JOGUEI TUDO DA MINHA BOLSA NO DEPOSITO DA PORTA E NAO TINHA MAS NADA PRA APRESENTAR PARA A MOÇA SEGURANÇA DAI A SEGURANÇA PEDIU QUE EU TIRACE AS COISA DA SACOLINHA DO MERCADO E FUI JOGANDO TUDO NO CHAO E NADA RESOLVIA DEPOIS QUE FIZ TUDO QUE ELA MANDOU TINHA FICADO UM SUCO TANG DAI ELA VIU QUE NAO TINHA MAS NADA PRA MOSTRAR ELA LIBEROU A PORTA E DISE FOI O SUCO QUE ESTAVA TRAVANDO A PORTA ACREDITA NISTO ESTOU TRAUMATISADA DE IR AO BANÇO E NO MES QUE VEM VOU TER QUE IR DENOVO MAS DESTA VEZ EU VOU PREPARADA E VOU FILMAR TUDO E VOU FAZER UM BO E COM ISTO MINHA PREÇAO SUBIU FIQUEI MUITO MAU

    ResponderExcluir