sábado, 3 de dezembro de 2022

VILLA FRIBURGO, SÃO PAULO (1924)

Anúncio publicado em 25 de outubro de 1924 no jornal O Estado de S. Paulo.

E um novo loteamento surgia há cem anos, no município de São Paulo. Ôpa, de São Paulo, não! Município de Santo Amaro, isto sim, mas que em 1934 seria embargado pelo de São Paulo para poder espalhar o crescimento da Capital - como se fosse necessário englobar municípios que rodeavam a Capital para trazer o desenvolvimento às regiões então ainda remotas do centro da cidade de São Paulo.

A Villa Friburgo surgiria praticamente ao lado do rio Pinheiros e da então novíssima represa da cidade, construída pela Light.

Mais uns quinze anos e surgiria quase ao lado o Autódromo de Interlagos.

A características do bairro, a julgar pelo anúncio, era construir um loteamento de alto padrão para concorrer para os novos bairros Jardins América e Jardim Europa, estes vendendo muito rápido os seus terrenos, bem mais próximos, então, da suntuosa avenida Paulista. 

Notem o traçado das ruas, de certa forma copiando os bairros mais chiques. As ruas emprestavam os nomes de cidades da Suíssa - na época, ainda escrita com dois "ss".

Comparar o bairro com a planta de ruas de São Paulo não é tão simples assim, já que não fui conhecer o bairro para fazer este artigo. Algumas ruas mudaram de nome, outras parecem que foram eliminadas do mapa original e não são tão fáceis de serem reconhecidas pelos leitores de hoje.

Não é tão simples encontrar as mesmas divisas do loteamento original na vista aérea de dezembro de 2022. Notar à direita o leito do rio Pinheiros (Google Maps)

Por exemplo, hoje uma parte da divisa do loteamento com outros que vieram depois é a avenida Rio Bonito, a qual conheci ainda com o nome de Estrada do Rio Bonito. Outra é a avenida dos Lagos, que surgiu mais tarde para abrir a passagem da Villa Friburgo para arruamentos que vieram depois em terras ainda virgens em 1924.

O mapa de ruas de hoje mostra alguns empreendimentos comerciais do bairro (Google Maps).

A ideia é de apenas mostrar como se pode descaracterizar, intencionalmente ou não, desenhos de vias e de terrenos. Eu conheci o bairro, mas há vários anos não apareço pessoalmente por lá. A ideia é apenas matar minha curiosidade de comparação, sm buscas por dados que tenham feito o bairro evoluir (ou involuir) para o que é hoje.

Hoje, o bairro é mais conhecido por Veleiros, certamente por estar próximo à represa, que, na época, era mais limpa do que é hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário