sábado, 9 de maio de 2015

ALIENÍGENAS!

Stonehenge
.

Um amigo meu desde a adolescência estava comentando nesta semana comigo que o meio-irmão dele, que mal conheci, fazia discussões e palestras sobre o assunto dos alienígenas. E ganhava dinheiro com isto. Era um caso que eu não sabia.

Disse-me ele que, um belo dia, ele, uma das pessoas mais céticas que já conheci. perguntou ao meio-irmão: "mas você não acredita mesmo nessas bobagens, acredita"? O rapaz lhe respondeu: "bem... na verdade, não. Mas gosto de discutir isso e principalmente de ganhar dinheiro com minhas palestras. Então, tudo bem."

Interessante isto. Gosto também do assunto, mas unicamente pelo fato de assistir a série "Alienígenas do Passado" em um canal de TV a cabo já há alguns anos e também por ter lido o livro "Eram os Deuses Astronautas?", de Erich Von Dänicken", dos anos 1960, se não me engano. Porém, isso não significa que eu acredite no que li e vejo na televisão. E nem faria palestras sobre o assunto.

Analisando o que meu amigo me disse, lembrei-me rapidamente dos "teóricos dos antigos astronautas", que é como o programa chama as pessoas - quase sempre as mesmas, incluindo o próprio Dänicken - que dão pitacos no meio da apresentação do programa. Para mim, eles também não necessariamente acreditam no que falam, mas, como o assunto cativa milhões de pessoas, ganham dinheiro não somente com palestras, mas com seus próprios programas de cinema, bem como provavelmente atuar como consultores para escritores e cineastas. É, sinceramente, o que devo acontecer. E acho que também aqui no Brasil há "teóricos" - embora não conheça nenhum.

De brasileiro, li apenas o livro "Conspirações", de Edson Aran, de 2002, que fala sobre as teorias da conspirações, sem entrar praticamente nada na área dos ETs, mas tratando com uma certa dose de sarcasmo as teorias das conspirações, ao contrário dos "teóricos dos antigos astronautas" dos programas americanos.

E por que eu não acredito nas teorias, pelo menos nas que envolvem ETs, embora goste de ver os programas e ler alguns livros sobre o assunto?

São três respostas.

Primeiro: porque ninguém até agora apresentou nenhuma prova cabal sobre o fato de existir vida extraterrena. São apenas hipóteses, assim como a vinda de outras civilizações para a Terra em tempos idos, ajudando os humanos a construírem pirâmides e outras obras como, por exemplo, as linhas de Nazca e o Stonehenge, também o são. Algumas são defendidas e bem defendidas pelos "teóricos", mas, na hora de darem qualquer declaração, fazem antes disso uma pergunta (sempre): "poderiam as pirâmides de tal lugar terem sido construídas por alienígenas, pois para os humanos isto seria um trabalho muito difícil, principalmente com a tecnologia da época?", ao que a resposta dada começa sempre com "Sim, poderia" e o resto da frase vindo em seguida.

"Ora", respondo eu, "claro - TUDO poderia". E é verdade. Elas poderiam ter sido feitas pelo meu dodecavô? Sim, poderiam! Ou pelo seu dodecavô? Claro, poderiam também. Mas, você tem ideia do que seu dodecavô fazia na vida? Não? Afinal, quantas pessoas no mundo sabem quem foram seus incontáveis dodecavôs e o que eles faziam? Posso dizer que pouquíssimas. Por isto, a resposta "para "poderia ele ter feito?" pode ser "sim, poderia".

Segundo: porque os "teóricos" começam a "forçar a barra", colocando hipóteses de interferência de extra-terrestres em diversos eventos históricos, como a derrota da Invencível Armada ou a Fundação dos Estados Unidos da América (há outros), como se tivessem esgotado o assunto; isto tiraria um pouco da seriedade com que os outros assuntos são tratados. Até Jesus Cristo estaria implicado, tendo sido ele (poderia?) antepassado dos reis merovíngios de França, tendo entre ele e o primeiro rei um parente que teria aparência de peixe (Meroveu).

Terceiro: porque diversos estudos já foram apresentados sobre grandes obras do passado sem a menor citação de eztraterrestres, mas numa análise baseada em fatos concretos, detalhes de engenharia e outros.

Posso, no entanto dizer que, apesar de todo o meu ceticismo, há detalhes apresentados pelos "teóricos" que me empolgam: as extremas coincidências de desenhos e entalhes que mostram semelhança com o que conhecemos (ou nos é apresentado) com cosmonautas, mesmo terrestres (portanto existentes) e extra-terrenos.e que nos levam a pensar: "poderia?" Sim, poderia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário