sexta-feira, 15 de novembro de 2013

BARUERI NA BERLINDA

Na fotografia acima, é fácil ver o terminal, o grande retângulo. Ao sul dele, o retângulo menos é a estação ferroviária. (Google Maps)
Ontem, quinta-feira, véspera de feriado do dia da República, voltei de São Paulo de trem e, ao contrário do que sempre faço, não desci na imunda Carapicuíba, tentei a sorte descendo em Barueri.

Embora em teoria Barueri devesse ser a estação que mais tivesse ônibus para o Alphaville que fica do lado de Parnaíba (a maior parte, aliás) e não Carapicuíba, que fica um pouco mais longe, deixei há um bom tempo de descer em Barueri pois já fiquei ali esperando o ônibus mais de uma hora no terminal em frente à estação. Em Carapicuíba, no entanto, ali eles passam em bem maior número.

Fui realmente fazer um teste. A vantagem de se descer em Barueri é que os ônibus que vão para os Alphavilles de número mais alto fazem um caminho mais lógico e curto. Porém, são poucos.

Como fazia tempo que não descia ali, vi que algo mudou. O terminal é o mesmo, mas entupido de gente e de ônibus. Perguntei a um fiscal da empresa (Benfica Barueri, monopolista na cidade, algo inaceitável numa cidade de mais de 400 mil habitantes e com bairros espalhados por todo o seu território) onde era o local de se tomar os ônibus para Alphaville/Parnaíba, já que as placas do terminal mostravam apenas ônibus para o Alphaville barueriense. Ele me respondeu que não era mais ali, o terminal não comportava mais ônibus intermunicipais, e que eu teria de pegá-lo num ponto situado a cerca de três quarteirões dali.

Nada de tão longe, fui e encontrei o ponto onde ele indicou (na Henriqueta Mendes Guerra, em frente a um terreno vazio e antes ocupado por alguma fábrica que jamais soube do que era). O ônibus demorou uns dez minutos para passar, nem tanto assim. E a viagem até minha casa foi por um percurso lógico e sem as voltas idiotas que alguns ônibus que partem de Carapicuíba dão.

Mas está muito claro o que o fiscal disse: o terminal não aguenta mais. A estação de Barueri está ali e descarrega muita gente para tomar os ônibus. O largo de Barueri (acho que o nome é Largo de São João, nome da igreja que ficava ali e do rio que passa a um quarteirão dali) está praticamente todo coberto pelo telhado do terminal e é bem pequeno, como sempre foi.

A foto acima mostra o largo como era antigamente. A foto é possivelmente dos anos 1920 ou 1930. Vejam a igreja à direita no meio dos casarões. A igreja mudou-se para a avenida e os casarões ou foram demolidos ou estão totalmente descaracterizados. O prédio da estação está à direita, em frente à rua Campos Salles (a da igreja). Dá para ter uma ideia do tamanho do largo, comparando com a foto aérea atual do Google Maps, colocada no topo do artigo.

Não há solução: ou se demolem todas as casas entre o largo e a avenida e à direita e esquerda do largo (dificilmente farão isso), ou se muda o terminal. Mudar o terminal significa mudar a estação também, pois ela é a grande "fornecedora" de passageiros para os ônibus do terminal. Já se falou nisso.

Acredito que a melhor coisa seria manter a estação onde está e mudar o terminal para a estação de Antonio João, não tão longe assim, na divisa com Carapicuíba, próxima ao rio Cotia. Ali há espaço e poderia alimentar o terminal, deixando a estação atual de Barueri como uma estação com movimento também, pois está no centro da cidade. Ou, ainda, mudar de lugar a estação de Antonio João, colocando-a mais próxima da estação de Barueri em um ponto onde há mais local ainda vazio para se fazer um bom terminal.

Seja qual for a solução, está mais do que na hora de a Prefeitura e a CPTM se mexerem para resolver isso.

4 comentários:

  1. Uma pena que os funcionários públicos das secretarias municipais competentes não estejam nem aí para as necessidades afetas as essas pastas. Há um pacto de mediocridade, ninguém estimula ninguém a trabalhar, só correm o mês à espera do salário no fim do mesmo... Uma pena...

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  2. O ponto de ônibus dos intermunicipais está "Atrás" da estação, do lado que fica em frente ao acesso ao bairro militar. Mas acho que fez um apontamento errado.

    Não sei qual a localização que você gostaria de ir, se a parte de Alphaville que tu vai é mais perto da divisa entre Barueri e Santana de Parnaíba, ou mais adentro, mas poderia ter pego alguns dos ônibus municipais mesmo e depois feito uma última baldeação para um ônibus que lhe deixaria onde fosse conveniente.

    No caso dos intermunicipais, grande parte dos ônibus passam atrás da estação onde citei agora a pouco (Rua Anhanguera), só que com mais destino a Osasco, Estrada dos Romeiros, Cotia, etc... E da Henriqueta tem 4 linhas que seguem a destino Alphaville / Tamboré.

    Para alguns lugares, sei que o ônibus que noto que tem muita frequencia é o Cotia - Alphaville (Burle Marx), que passa diretamente pela Rod. Castelo Branco.

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  3. Ligeiro, ele me indicou o ponto do outro lado da linha, sim. Eu é que preferi ir para o da Henriqueta. Agora, baldear de novo? Não. Já basta a baldeação em Altino e a do onibus. Baldear nais um onibus já é demais.

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    1. Entendo.
      A Emtu e as prefeituras locais poderiam se juntar para, enquanto não sai o tão imaginado "metrô de Alphaville" e os corredores futuros (A propósito, me lembro que em um dos projetos, conta-se um futuro terminal em Antônio João, esqueci de mencionar isso no último comentário - http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/projetos/investimentos-implantacoes/corredor-brt-metropolitano-alphaville-cajamar.fss ) para fazer algumas linhas "circulares" ou ampliadas, que peguem a Estação Barueri ou até mesmo Antônio João (agora com a nova ponte de Barueri, dá para fazer uma ligação rápida) e liguem com o fundo de Alphaville, justamente para evitar baldeação.

      Caso tenha contato com a EMTU, já fica a ideia. :)

      Outra: no site da EMTU, algumas linhas já estão com rastreamento GPS em tempo real.

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