quarta-feira, 29 de julho de 2009

É RELEVANTE?

“A Justiça de Guarulhos, na Grande São Paulo, determinou ontem a imediata paralisação de 'toda e qualquer obra' relacionada aos projetos do Expresso Aeroporto e do trem de Guarulhos. Na ação civil pública protocolada em maio pelo Ministério Público Estadual, o promotor Ricardo Manuel Castro apontava falhas no Estudo e no Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima) apresentados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a obtenção da licença ambiental da obra”.

A frase acima foi transcrita do jornal O Estado de S. Paulo, edição de hoje. Pergunto: a Justiça está metendo o bedelho em tudo o que é obra do Governo, Estadual, Municipal ou Federal. Está certo que existe muita mutreta por aí. Será, no entanto, que esta é uma delas?

Quer dizer que você pede uma licença ambiental, recebe-a, e a Justiça acha que não serve. Baseada em quê?

O Expresso para o Aeroporto é uma obra realmente necessária. Jamais vai contentar gregos e troianos, seja como for feita. A Justiça deve ficar interferindo dessa forma? Que grandes problemas ambientais um trem de linha relativamente curta como essa pode causar? A região por onde ele vai passar é praticamente toda ela urbanizada; a deterioração ambiental já existe em vários trechos. Queremos mais o quê? Que o trem traga a beleza e a saúde ambiental para quem está próximo à linha? Não vamos conseguir essa façanha.

Realmente, de entrave em entrave, obra nenhuma será feita neste País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário