quinta-feira, 30 de março de 2023

AV. BRIGADEIRO FARIA LIMA, SÃO PAULO (1995)

Em 1995, a antiga rua Iguatemi, rua que ligava o Itaim ao bairro de Pinheiros havia pelo menos noventa anos, ainda existia, de paralelepípedos, estreita e mirrada entre uns poucos edificios de apartamentos e/ou escritórios. 

A rua, entretanto, já era mais curta do que era até o seu primeiro alargamento, que havia sido feito no final da década de 1960, quando surgiu uma rua bastante larga ao longo do trecho da Iguatemi já no início do anos 1970. A rua com este nome então passou a ligar as ruas Amauri e Teodoro Sampaio, trecho este bastante curto 

O próprio Shopping Iguatemi já havia sido construído em terrenos por onde passava o corrego Verde e assentava em parte de seu caminho a chácara da dona Filomena Matarazzo Suplicy, em 1966. O córrego nascia no alto do Sumaré, cruzava a então a estreita rua Iguatemi e desaguava no rio Pinheiros, na altura dos Clubes Pinheiros e Hebraica. O que veio a ser o primeiro shopping center do Brasil tomou o nome da rua para si.

Nova obra, incluindo retificações de traçado e prolongamentos se fez necessário nos anos 1990, depois de diversos planos, para uma avenida que continuasse tanto aquém da rua Joaquim Floriano, no Itaim, quanto para além da rua Teodoro Sampaio, no centro do bairro de Pinheiros, onde a já centenária rua do Iguatemi se encerrava então. 

Aí, eu, então já adulto e morando em Santana de Parnaíba, saí de casa numa manhã de um sábado de agosto e resolvi tirar fotografias das obras de alargamento. Lembro-me que boa parte das fotografias foram tomadas na altura das ruas Cardeal Arcoverde e Teodoro Sampaio e suas redondesa, onde corriam as obras. Outra parte foi tomada bem para a frente, próximo aonde fica a avenida Juscelino Kubitschek, com sua continuação ao longo do córrego do Sapateiro, córrego que nascia na Vila Mariana e desaguava na altura do que hoje é a divisa dos bairros do Itaim e de Cidade Jardim.

O tráfego que existe hoje nestas duas avenidas é bastante difícil por toda as suas extensões.

Coloquei diversas fotos para serem apreciadas pelos leitores. Divirtam-se. E, sim, a rua Iguatemi ainda existe, curtinha mas já asfaltada. A numeração das construções, que seguia a da rua Iguatemi no sentido de Pinheiros, mudou de lado: o lado par, desde os anos 1990, passou a correr à direita da avenida Faria Lima, de acordo com as regras da Prefeitura, pois o seu começo (ponto mais próximo da praça da Sé é o cruzamento da Faria Lima com a Pedroso de Moraes). Da mesma forma, a da hoje pequena rua Iguatemi é o mesmo que sempre foi (o ponto mais próximo à Praça da Sé é o cruzamento das ruas Iguatemi e a rua Amauri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário