sábado, 21 de janeiro de 2023

NAVEGAÇÃO FLUVIAL NO RIO MOGI GUAÇU (1886)

Jornal A Provincia de S. Paulo, 21/12/1886

Em 1886 a Companhia Paulista de Estradas de Ferro inaugurou o trecho final de sua linha de navegação que já estava instalada desde 1885 a partir da estação ferroviária e portuária de Porto Ferreira. No dia do evento, haveria oferta na venda de sal, na época, artigo caro no interior do Brasil, como mostrou o anúncio acima reproduzido.

Agora passariam a funcionar mais três portos, todos instalados às margens do rio Mogi-Guaçu.

Outros mais deveriam ser construídos nos anos seguintes. Porém, decisões posteriores na ferrovia, agora chamada de ramal de Descalvado e que havia chegado a esta cidade em 1882, mudariam tudo na região.

Outro ramal foi aberto saindo da estação ferroviária de Pirassununga para ser logo prolongado até Santa Cruz das Palmeiras, o que deveria acontecer no início de 1893. Com efeito, em 1886 já havia seis quilômetros de linha operando até Cachoeira de Emas, estação e porto no rio Mogi-Guaçu.

Os negócios da Companhia Mogiana, que também atuava na região norte do rio, estavam sendo afetados pelas modificações da via fluvial da Paulista. A estação de Baldeação, na linha da Mogiana, ficava a um quilômetro apenas da estação final do ramal de Santa Cruz das Palmeiras, em Santa Veridiana.

A rixa entre as duas empresas pelo direito de uso (zona privilegiada) durou até um acordo entre elas, que se deu somente em 1914. 

Em 1903, a linha fluvial entre Porto Ferreira e Pontal foi desativada, obviamente porque o transporte por vapores era mais barato. Em 1893, a Paulista estendeu sua linha-tronco até Jaboticabal. Entre 1910 e 1913, a Mogiana construiu um ramal férreo entre São Simão e Ribeirão Preto. Em 1913, a estação de Baldeação foi aberta, passando a atender às duas ferrovias. Era o resultado da corrida pelo transporte de café por toda a região de Ribeirão Preto.

Todas estas modificações não estavam previstas anteriormente. A história mostrou que a Paulista venceu sua briga contra a Mogiana. Mas que diferença faz tudo isto hoje em dia? Tudo o que foi tratado entre 1880 e 1914 foi destruído pefa FEPASA, sucessora das duas ferrovias citadas, nos anos 1970. É evidente que houve muitos mais detalhes do que foi escrito acima. Mas ficou claro que o gatilho modificador da situação foi a implantação de uma linha de navegação entre as então novíssimas cidades de Porto Ferreira e Pontal, há 136 anos.

Um comentário:

  1. Muito interessante o artigo acima, ele narra como a navegação fluvial chegou até Pontal, foi bem antes do que a própria estrada de ferro. Esse artigo tirou todas as minhas duvidas sobre o transporte fluvial que foi realizado no final do Império do Brasil.

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