segunda-feira, 19 de abril de 2021

RUA CAIO PRADO, SP (1895-2021)

 

O posto da Shell está ali no mesmo local da antiga mansão

Quem passa de carro ou a pé pela esquina das ruas Caio Prado (a rua no canto inferior direito, na foto acima) e a rua da Consolação (a outra rua, do lado esquerdo da mesma foto), não pode imaginar que, há 126 anos, ali existia uma mansão, ocupando o mesmo terreno (ou, possivelmente, mais alguns).

Como era o exterior dessa mansão, não consegui descobrir, mas, pelo menos é possível saber o que ela tinha dentro, no ano de 1895, quando o seu dono, Sr. Oscar Horschitz, comerciante, decidiu mudar-se de mala e cuia para a Europa e fazer um grande leilão de suas peças e móveis, sem, entretanto, falar o que faria com a casa.

Bem, ela certamente foi demolida. Pelo menos, ela não existia mais já em fins da década de 1950, quando, salvo engano, eu comecei, junto com meu pai, a passar por ali todos os dias com seu Studebaker 1951 e, depois, com suas Kombis VW. 

O endereço? Rua Caio Prado, 1. Hoje, o número certamente é outro, pelo menos desde os anos 1930, quando a numeração da Capital passou a usar o "método americano" de numeração, ou seja, métrica. Na antiga, o número 1 se referia à primeira casa (ou terreno) do lado esquerdo da rua. Realmente, a Caio Prado começava - e ainda começa - ali. Qual será o número do posto hoje? Só indo lá e verificando, mas pode até ser um número da rua da Consolação.

Alguma construção ainda existia, no terreno onde hoje é o posto, em 1930, como se pode ver pelo mapa de 1930, logo abaixo (Mapa Sara Brasil), que mostra a mesma esquina da fotografia atual, no topo deste artigo. Acredito que não fosse um posto ainda. 



Agora, pode-se pelo menos imaginar como era a decoração interna do casarão, lendo a relação dos móveis e peças que seriam leiloados, e que podem ser vistos abaixo no anúncio publicado no jornal O Estado de S. Paulo, de 11 de novembro de 1895. Boa diversão.


(Texto da postagem modificada em 18/7/2021 e em 29/10/2021 pelo autor)
 


10 comentários:

  1. Vai ter artigo sobre a privatização das Linhas 8 e 9?

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Ribeirão Preto também existem mansões que foram abandonadas há tempos, porém algumas ainda estão de pé.

    ResponderExcluir
  3. boa noite ! amei a reportagem parabéns muito boa mesmo ! quando tiver mais pode postar será uma honrra ao mérito ler essas reportagens de virar século .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrivel, mas eu hoje verifiquei que havia um erro crasso no texto. Já corrigi. O certo é, em vez de 26 anos, 126 anos.

      Excluir
    2. nao tem problema a história ainda continua linda parabéns !!!!!!!!!

      Excluir
  4. Ralph, o que você está achando o Trem Intercidades ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação ao trem, Pedro, as perspectivas, para quem conhece a história antiga e recente, é que não saia, mas a enrolação deve durar ainda um bom tempo. Como pesquisador e fã de trens de passageiros, torço para que eu esteja errado. Abraços

      Excluir
  5. Em 29/10/2021 foi feita uma modificação no texto. Por alguma distração, o mapa da Sara Brasil de 1930 citado no texto não estava incluído nem minha postagem. Agora está.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por gentileza,saberia se existe fotos de 1928 em dia com os números das casa?. Meus avós Nicolau Nazo e Georgette Nacarato Nazo moravam no número 39 antigo e meu Bisavô Dr Pedro Nacarato morava no 45. As fotos que tenho são da área interna da frente mas não dá fachada. Se tiver,achar algo me avise. Tenho curiosidade em saber. Obrigado

      Excluir
  6. e olhem só passei nela sabado 01/07/2023 mas como estava a noite não da pra vem muita coisa não e infelizmente ta cheia de morador de ruas drogados etc ,....... como sao paulo no centro inteira !!!!!

    ResponderExcluir