sábado, 25 de janeiro de 2020

UMA ESTAÇÃO PARA SANTO ANTONIO DA CACHOEIRA


A ex-estação da Bragantina em 1999. Foto deste blogueiro.

A cidade de Santo Antonio da Cachoeira - ou, pelo menos, seus políticos - estavam de olho na modernidade quando, em 1887, Alberto Kuhlman, o mesmo empreendedor que projetou o Tramway que já ligava a cidade de São Paulo à vila de Santo Amaro (naquele tempo, esta última era um município e não um bairro paulistano, como o é hoje.

Santo Antonio da Cachoeira em 1906 passou a se chamar Piracaia.

Já havia um ano que ele estava operando este tramway. E foram procurá-lo para que construísse um para ligar as cidades de Atibaia, que já tinha uma linha férrea ligando-a a São Paulo e a Bragança (hoje, Bragança Paulista). Ou teria sido alguém da própria cidade oferecido-o a Kuhlman?

Alberto visitou a cidade em 16 de outubro de 1887, 18 dias depois da primeira manifestação de apoio recebida da cidade.

O tramway sairia da cidade de Atibaia, onde seria construída uma estação na travessa 7 de Setembro. Creio ser esta a atual rua 7 de Setembro.

Teria sido este o mesmo local onde seria construída a estação da cidade em 1914, pela E. F. Bragantina, na linha que ligaria a cidade de Atibaia à de Campo Limpo (hoje, Campo Limpo Paulista) e, daqui, a São Paulo pela São Paulo Railway?

Também se projetava uma estação próxima à capela de Bom Jesus dos Perdões, onde se esperava receber cargas da cidade de Nazaré, de quem então Santo Antonio era um próspero bairro.

Bom, como diversas ferrovias pela história do Brasil, a ferrovia Atibaia-Santo Antonio da Cachoeira foi sendo esquecida. Não foi construída a estação, como se projetava em 1887, mas sim como a E. F. Bragantina construiu, 26 anos mais tarde, em 1914.

Piracaia, no fim, teve sua ferrovia até 1967, quando toda a Bragantina foi desativada. Somente sobrou por lá o prédio da estação central ainda hoje situada na chegada à cidade e outra de um bairro rual de nome Arpuí.

2 comentários:

  1. Boa noite Caro Ralph, conheci seu trabalho atráves do blog das estações ferróviárias do Brasil e tenho lido avidamente os conteúdos postados lá, e mais recentemente, os conteúdos postados aqui nesse blog , a leitura tem sido ótima e tenho gostado muito da riqueza de detalhes e da maneira crítica como você constrói os textos.

    Sou natural da região metropolitana do Recife, e queria saber se você tem algum email pra contato pra que no futuro eu possa mandar algumas fotografias relacionadas a memória ferróvia de pernambuco.

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  2. Sim, Cavaleiro, meu e-mail é ralph.giesbrecht@gmail.com

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