quarta-feira, 24 de junho de 2015

A REVOLUÇÃO DE 1932 E A ALEMANHA (ATENÇÃO: ALERTA DE "FAKE"...)


Um exercício de imaginação feito pelo "maluco" aqui.

Imaginemos que até 1932 nosso mundinho tenha sido o que se lê nos livros de história. De repente, lá por junho de 1932, a linha de tempo muda e...

(Este texto foi escrito por mim há alguns dias no Facebook e no final contou com alguns comentários do grupo "História Alternativa", resumidos ao final do texto transcrito logo abaixo)

Seguinte: numa linha de tempo alternativa, Adolf Hitler estava ainda lutando para conseguir o poder absoluto na Alemanha, quando soube que no Brasil estava havendo uma guerra civil em São Paulo, justamente o estado mais rico (70% da economia nacional na época) e com uma percentagem bastante razoável de alemães. Então ele manda tropas e ajuda alemãs para Santos, de forma a auxiliar fortemente os paulistas. Exorta seu orgulho de levar o estado à sua autodeterminação e com isso tudo, consegue não só expulsar os "invasores" (as primeiras ações foram bombardear e destruir o túnel ferroviário de Cruzeiro, a ponte de Ribeira e a entrada por Queluz), como também estabelecer a nova República Paulista. Imediatamente após a rendição das tropas de Vargas, praticamente cortando o Brasil em dois (a única ligação, precária, era pelo Mato Grosso), as tropas teuto-paulistas invadem o norte novo paranaense, ocupando inicialmente a região da ferrovia Ourinhos a Jataí, cruzando o rio Tibagi e ocupando não somente Londrina como todo o oeste paranaense até Foz do Iguassu. A seguir, desceriam dali, ocupando as isoladas cidades paranaenses de Clevelandia e região, tomariam em União da Vitoria a E. F. São Paulo-Rio Grande e desceriam até o rio Uruguai por uma região a oeste do rio do Peixe ainda quase desabitada e cheia de alemães e italianos.

Tudo isso se finalizaria em dezembro de 1932, quando a Republica Paulista estaria consolidada. Nos anos seguintes, Adolf tomaria o poder de vez na Alemanha e ameaçaria também Curitiba e todo o leste do Rio do Peixe em SC. Toma-los-ia, com o auxilio da alemãozada encantada com seu poder, até 1936.

É evidente que pensou em tomar Argentina, RS, Uruguai e Sul de Minas. Mas a guerra na Espanha e depois as anexações de Austria, Tchecoeslovaquia e Polonia fizeram-lhe adiar os planos.

Até aí, a reação europeia e americana foram quase nulas. Afinal, se hesitavam em reagir na Europa, por que reagiriam na "selva brasileira"?

A Guerra acabou na Europa, mas as tropas alemãs ficaram na Republica Paulista até 1945, pois a intenção do Reich era que ali fosse criado uma alternativa em caso de derrota na Europa (que Argentina, que nada!).

Com efeito, em janeiro de 1945, Hitler e seus capangas moveram-se secretamente para Curitiba, capital da província do Paraná na Republica Paulista (que tinha 3 estados: SP, PR e SC, com suas fronteiras pré-1932, exceto o PR, que perdeu para SP toda a região a oeste do rio Tibagi mais o trecho entre o rio e Ourinhos).

Após o fim da guerra, Adolf ainda conseguiu se manter por aqui (como eminencia parda do presidente paulista Ademar de Barros) até os EUA virarem os olhos para cá depois de baterem alemães e japoneses. A Russia estava cansada demais e ficou contante com a Cortina de Ferro.

Em 1948, após resolverem o problema do bloqueio de Berlim, os americanos declararam guerra à Republica Paulista, com o apoio de Dutra.

Depois de um ano de guerra, em meados de 1949 a Republica Paulista se rende, mas não aceita a reanexação ao Brasil, passando a atuar em guerrilhas até conseguirem convencer (bons os soldados paulistas, hein?) Eisenhower e Truman a deixa-los independentes com forte influencia americana.
Claro, Hitler e comparsas foram deportados para Guantanamo.

Como seria esta Republica Paulista hoje?

Alguns comentários feitos por leitores:

"Eu acho muito improvável tal cenário"
"Parabéns, colega, conseguiu juntar os dois fenômenos históricos mais idolatrados pelos coxinhas desse país."
"Bem, concordo que é polemico, mas isso dá ibope, vende, chama a atenção, pois obviamente atrairia muito fã nacionalista e afins. Vamos considerar a idéia, que eu realmente recomendo que alguem desenvolva em forma de romance."
"Como seria esta Republica Paulista hoje?"- Seria algo parecido com Hong Kong. Mas no sentido econômico, claro. Nesse cenário, os outros estados sulistas poderiam também ter suas pretensões separatistas, principalmente o RG do Sul. Também seria preciso ver como esse cenário existiria em um clima de Guerra Fria, caso ela existisse nessa LTA. Acho que surgiria uma situação parecida com a da Ásia nos anos 50\60 em NLT."
"Primeira questão obvia: até 1933 Hitler e os nazi mal controlavam a Alemanha, que dizer de fazer "aventuras" pelo mundo.Mas temos os fascistas" - Nazi fascistas e comunistas já estavam disputando corações e mentes nessa época por todo o mundo. O que brecou essa disputa por algum momento foi o pacto Berlin Moscou."
"até 1933 Hitler e os nazi mal controlavam a Alemanha, só ficaram famosos depois. Assim, é improvavel um envolvimento direto dos nazi alemães no Brasil. Mas temos os fascistas "no ar" desde 1910-1920. E São paulo estava cheio de italianos e outros emigrantes europeus, portanto o ponto de divergencia poderia ser a formação de grupos paramilitares fascistas apoiando os "revolucionários" paulistas e assegurando um "empate" contra as tropas getulistas. Como apontou Ralph, uma SP independente "corta" o sul, que isolado, poderia entrar na área paulista ou virar "protetorado" da Argentina."
"E a Argentina? Historicamente, os governos da argentina são pro-germanicos desde o século XIX, seu exercito foi modelado por instrutores alemães, portanto uma rebelião fascista no brasil levaria a um envolvimento argentino, mesmo que sob o eufemismo de "voluntários"
"Hitler se torna chanceler da Alemanha em 33 e presidente em 34. Ou seja, querer associar a revolução coxinha de 32 com o nazismo é uma forçação de barra sem amparo histórico."
"Uma "republica paulista" provavelmente teria que enfrentar outra guerra contra o "Brasil" por 1938-1940, que poderia "evoluir" para algo parecido com o que ocorreu em Espanha, com fascistas, comunistas, anarquistas, oportunistas e "voluntários" estrangeiros, todos lutando ao mesmo tempo, e arrasando o país."
"Getúlio Vargas tinha mais afinidades com os nazistas que os paulistas. Tanto que o Brasil apoiou os EUA na guerra né... Vargas era chamado de comunista pelos paulistas em 32."
"Como digo sempre, Getulio não era fascista nem comunista, ele era oportunista. O mesmo vale pra Salazar, Peron etc 
Emoticon tongue . No caso brasileiro: vamos imaginar que Carlos Prestes aproveitasse a chance para começar uma revolução comunista no brasil, pelo Nordeste. E seguindo a orientação de Moscou, após 1938 apoiasse os fascistas de São Paulo contra o imperialismo do Rio"
"Mas repetindo, Ralph: Acho que vc achou ouro. Uma estoria dessas, devidamente amarrada talvez vendesse bem para o publico citado pelo René Duarte. Ironicamente, uma aventura "mary sue" beeeem irreal seria justamente o tom certo pra historia."

E aqui eu pergunto: "Quer dizer que ficarei rico e milionario?" (se escrever o livro)
Resposta: "Se vc escrever isso, corre o risco de ficar famoso. Rico e milionario não sei, talvez, preso"

Nenhum comentário:

Postar um comentário