quinta-feira, 14 de junho de 2012

AS LOUCAS E IRRESPONSÁVEIS AVENTURAS DO METRÔ CARIOCA

Trem do metro do Rio - 1981 (acervo Andre Decourt)

Há três dias foi publicado em outro blog - citado logo abaixo - a matéria que mostra a iresponsabilidade de governantes. Reproduzo todo o texto logo a seguir - a fotografia acima também é da mesma postagem, para que quem se queixa do metrô de São Paulo poder ver que o sistema aqui é muito melhor do que qualquer carioca poderia esperar do deles. Vai lá:

Os novos trens chineses – mais um crime contra o sistema de metrô do Rio

por Andre Decourt - publicado em 11 de junho de 2012 no seu blog.

O metrô do Rio, estupidamente mal gerido pela atual concessionária, e inocuamente fiscalizada pelo omisso governo estadual e sua inútil agência reguladora, mais preocupada em abrigar compadres não para de dar ao carioca esclarecido péssimas surpresas.

Os novos trens comprados na China, que deveriam ter chegado aqui há pelo menos 4 anos atrás já levantavam suspeitas sobre uma possível ineficiência no sistema de tração, pois ao contrário dos Mafersa, dos anos 70, e dos Alston, dos anos 90, foram encomendados sem seguir as especificações técnicas do metrô do Rio, de ter os carros totalmente indepentendes entre sí, inclusive na tração, todos os carros são motores e os do meio da composição só diferem dos da ponta pela ausência da cabine de controle. O trem importado é uma peça única, sem divisões e com motores apenas nas pontas, ou seja, não se pode como os trens comprados por técnicos de verdade serem modulados em composições de 8, 6, 5 carros.

Mas agora indícios de uma grande burrice começaram a ser mostrados por internautas nas redes sociais, todas as plataformas do sistema estão sendo serradas na “maquita” na calada da noite, algo que pode ser claramente visto pelos adesivos de orientação para os usuários que estão inclusive estão sendo cortados junto com o concreto e o granito e pela poeira e até mesmo entulho que vem sendo deixado nas vias tal o açodamento do serviço. Em algumas estações como na Siqueira Campos que é em suave inflexão até mesmo o acabamento das pilastras no centro da estação está sendo desbastado.

No que se conclui que os novos trens trazidos pela atual concessionária com o aval do atual governo do estado e seu homicida secretário de transporte SÃO MAIORES QUE A LARGURA PLANEJADA PARA AS ESTAÇÕES E PARA OS TRENS em outras palavras, NÃO RESPEITAM O GABARITO E AS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MAIS DE 40 ANOS, um verdadeiro absurdo que mostra que o que deveria ser o principal modal de transporte da cidade está sendo tratado de modo leviano, irresponsável e criminoso, e além de nosso dinheiro está sendo mais uma vez jogado no lixo o usuário é exposto a mais um fator de risco.

Nas estações em curva que existem no sistema o vão entre o trem e a plataforma já é considerável engolindo facilmente as penas de uma criança como ficará com esse desbaste de pelo menos mais uns 10 cm na plataformas. Além disso há todo o sistema de sinalização e iluminação nas galerias e uma das vantagens do sistema sobre trilhos é que essa tolerância pode ser mínima, será que isso também éstá sendo “modificado” na surdina???

Se estivéssemos em um país sério e num estado menos venal esses trens encomendados e entregues na medida errada, com certeza causariam a perda da concessão da operadora do sistema, ainda mais pois este não é um fato isolado dos constantes problemas do sistema.

Há alguns anos vimos falando que um acidente de grandes proporções se avizinha do metrô do Rio e a concessionária junto com o poder concedente ao contrário de mitigar o risco o abastecem cada vez mais.

5 comentários:

  1. É... Nós últimos doze meses eu utilizo os serviços do Metro Rio quatro vezes por mês, em dias consecutivos. Sempre do trecho entre a estação Carioca, pois me hospedo no Formule 1 na praça do Patriarca, até a estação Ipanema/General Osório, onde nas imediações está uma filial da empresa onde trabalho. Sempre no último dia dou uma esticada até a estação Nova América/Del Castilho na linha 2, sempre à trabalho.

    Posso dizer, então, que sou usuário muito mais freqüente do Metrô Rio do que o Metrô de São Paulo/CPTM. Só tenho a lamentar pelos cariocas. Sinceramente, acho as estações da linha 1 fantásticas. Muito mais bonitas do que as da linha 1 de São Paulo no quesito acabamento. Opinião puramente pessoal. Quanto ao serviço prestado...

    Não sou muito bom para andar à pé no Rio. Semana passada, eu precisei ir na Avenida Presidente Vargas. Do hotel até onde eu precisava ir era bem perto e depois pegaria o metrô em alguma estação da avenida para me deslocar até Ipanema. Eu sabia que estaria nas imediações da Uruguaiana, Presidente Vargas e Central. Pois, bem. Eu andei que nem uma maluco tentando achar o acesso de uma dessas estações. Fui e voltei umas quatro vezes até resolver perguntar para algum transeunte. Não ia achar nunca, mesmo. São escadinhas escondidas entre barradas de um camelódromo ou dispostas na calçada e dependendo da estação, só tem aceso por um dos lados da avenida. Tudo muito pessimamente sinalizado.

    E os solavancos na arrancada do trem, então? Não sei por que isso ocorre. E a sujeira nos detalhes? E a sujeira nos acessos? E o calor nas estações? Embora use pouco, até a CPTM está mais higiênica que o Metrô Rio. Digo isso não por preconceito com a empresa CPTM e, sim, por preconceito aos usuários porcos que são muito mais evidentes na CPTM.

    Gosto muito do Rio. Bastante, mesmo. Costumo citar um trecho de uma música da Fernanda Abreu que diz “Capital do sangue quente do melhor e do pior do Brasil / (...) purgatório da beleza e do caos”. Esses dois trechos da música também se aplicam bem ao metrô carioca. Uma pena!

    Luiz Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O interior da estações e a via permanente das estações da CPTM são bem limpas. O problema é as cercanias de algumas estações, como a de Carapicuiba, muito suja por causa dos camelôs e da prefeitura de lá que é tão porca quanto eles...

      Excluir
  2. Ultimamente, as decisões tomadas pelo MetrôRio são ridículas, preferem construir a Linha 1A que nada mais é do que um tapa-buraco do que terminar a Linha 2 até Carioca (que é conhecido como Lote 29 e têm túneis abandonados, em Carioca até a plataforma já está pronta), e fazer a Estação Gávea em 1 nível, ao invés de 2, inviabilizando uma possível integração Linha 1-Linha 4.

    ResponderExcluir
  3. Não cabe somente culpar a concessionária, Thales Veiga. O grande culpado por isso é o GERJ. Sua ingerência e passividade, aliado ao fato do Governador ser genro do Jacob Barata (para quem não sabe, Jacob Barata é o maior empresário das empresas de ônibus aqui no RJ) fazem não somente do nosso Metrô, mas como da Supervia também esse pandemônio de descasos. As operadoras administram, mas o GERJ não expande malha, deixou a situação ficar do jeito que está para comprar trens para a Supervia e não acompanhou o processo de gabarito dos trens que o Metrô comprou.

    ResponderExcluir
  4. Ah não ... agora o negócio ficou mais sério ainda !
    Minha nossa, é incompetência digna ir para o livro dos recordes ! ! !
    Estamos muito mal de transporte mesmo ...
    1-Se ando a pé, tropeço nas calçadas mal-conservadas, em mendigos, ou nos camelôs e suas "meeeercadorias" com o perdão da palavra;
    2-Se vou de bicicleta, tenho que desviar de pedestres, carros estacionados e dos buracos. Isso tudo, na ciclovia !
    3-Se vou de ônibus, posso me acidentar com motoristas exercendo dupla função (cobrador e motorista), falando ao celular, dirigindo perigosamente e/ou alta velocidade;
    4-Se vou de táxi, posso ser extorquido ou então pagar o salário em uma corrida devido aos congestionamentos;
    5-Se vou de trem, preciso de sorte, pois a qualquer hora que se pergunta algo perante a uma estação vazia, a resposta do funcionário é "Daqui a x minutos" pois agora a circulação é por intervalo, não por horário;
    6-Se vou de metrô, corro o risco de perder alguns quilos (se não for de suor, ou amassado, é porque te levam os quilos junto quando se abre a porta na estação) e agora também o risco de cair no vão da plataforma;
    7-Enquanto isso, os digníssimos representantes tem escolta, batedores, carros blindados e helicópteros a disposição.
    O sonho já virou pesadelo ... de assustar até o Freddy Krueger !
    Prefiria que Tóquio sediasse as Olimpíadas de 2016 ... será que realmente vai valer a pena ?

    ResponderExcluir