sábado, 16 de junho de 2012

A ARBORIZAÇÃO DE SÃO PAULO

Pois é. Visto de cima, parece que o local da foto acima mostra um parque em plena cidade de São Paulo. Não que a cidade não tenha parques. Para dizer a verdade, a zona oeste de São Paulo até que é bastante arborizada hoje em dia - sem contar a arborização de áreas como os Parques Siqueira Campos e Ibirapuera, por exemplo.

E é por isso que a área dá a impressão de ser um bosque, vista de cima. Não é. À direita, a avenida que aparece é a Eusébio Matoso, que liga a Faria Lima com a Marginal do Pinheiros e com a ponte sobre o rio. Já no canto superior esquerdo, a pequena fileira de árvores que aparece mostra as que esstão no leito da rua Manduri, que também liga a Faria Lima com a avenida Marginal do Pinheiros.

E o bosque entre elas não é um bosque, mas sim as árvores que crescem dois dois lados do trecho final da avenida Rebouças, naquele quarteirão em que ninguém sabe que ela tem esse nome, entre as avenidas Eusebio Matoso e outra vez a Marginal. Um pequeno trecho dela pode ser visto na mesma foto, próximo ao canto inferior direito.
Para se ter uma ideia de como está a avenida hoje, vejam as outras duas fotografias, tiradas na Rebouças no quarteirão entre a Faria Lima e a rua Ibiapinópolis. Este é o quarteirão que não tem a entrada do Shopping Eldorado, que toma todo o último quarteirão da avenida.
A zona oeste da Capital e boa parte da Zona Sul (aqui não contado, lógico, toda a área rural próxima à divisa com o município de Itanhaém), além de boa parte da Zona Norte (não levando em conta a floresta da Cantareira) são bastante arborizadas. Já a Zona Leste não. Local onde fica boa parte dos bairros mais pobres da Capital, ruas arborizadas são raras. E que não se culpe somente a Prefeitura por isso. Na verdade, o povo que mora nas áreas mais carentes costuma não colaborar para que as mudas cresçam.

As fotografias desta postagem foram tiradas por mim, ontem, 15 de junho de 2012.

Um comentário:

  1. olá, me chamo Adriano e gostaria se possivel enviasse seu email para que possa lhe enviar uma materia sobre a locomotiva 250 que está em Ponta grossa PR, caso haja interesse seu.

    ResponderExcluir