domingo, 29 de abril de 2012

ALIENAÇÃO

Para as pessoas que hoje em dia ficam preocupadas em saber se seus times de futebol ganham ou perdem como se isso fosse a sua religião - embora os times não dêem a mínima para os torcedores - é sempre tempo de ainda tentar lutar pelo direito de ter (termos) governantes decentes e responsáveis.

É Cachoeira pra cá, senador corrupto para lá, deputado levando grana de cá, é um partido sendo chamado de ladrão pelo adversário... petistas que dizem que são anjos metendo o pau em peemedebistas que se julgam infalíveis, e enquanto isso, uma série de cegos ou de mentirosos dizendo que os petistas são maravilhosos e incorruptíveis enquanto peessedebistas são o demônio encarnado... É tudo vergonhoso. E pouco se pode fazer.

Ah, se o povo brasileiro agisse como as torcidas organizadas quando se revolta pelo fato de o time ter perdido um jogo ou eliminado de um campeonato... como se isso fosse mudar a vida desses torcedores. O que muda mesmo a nossa vida é a atuação dos políticos corruptos - pelo andar da carruagem, todos são, independentemente do fato de que a qual partido pertençam. Aqui na cidade de São Paulo, um prefeito altamente incompetente deixa a cidade ao Deus-dará.

Ah, sim - ninguém é totalmente imperfeito. Sendo assim, no que posso avaliar, o grande negócio do K-Sab foi a lei da Cidade Limpa, bem como manter os camelôs fora das ruas e praças das quais haviam se apossado sem que os populares pudessem nem sequer andar a pé pelas calçadas - e os carros pelo asfalto. Fora isso, nada. Prometeu mundos e fundos e não fez nada.

Ainda por cima, usou de artifícios ilegais e inconstitucionais sem que fosse questionado (e o será na justiça, depois de seu mandato, como sempre), como a proibição de notas fiscais (elas são emitidas pela internet num site da prefeitura, lembra?) para quem atrasou mais de quatro meses o pagamento de ISS para os cofres paulistanos. Você sabia? Não? Pois é, somente sabe quem as emite - porque jornal nenhum publicou. Por que terá sido?

Fora isso, o lixo constante das ruas, as calçadas esburacadas, o asfalto também esburacado, as chuvas que inundam por falta de limpeza em bueiros etc., o trânsito que não anda, as medidas tomadas a última hora e de qualquer jeito, obras faraônicas anunciadas e (graças a Deus) não cumpridas (mas se são desnecessárias e sabe-se que não vão ser cumpridas, porque as anunciam?). Estas últimas, são para vender projetos... alguém duvida? Ou acham que o simples anúncio de se "entunelar" a linha da Santos-Jundiaí sob avenidas não teve custo algum?

Uma das coisas anunciadas tanto pela Prefeitura quanto pela CPTM - dependendo de em que lugar seriam - foi a substituição de muros de concreto altos por grades metálicas em avenidas que encostam nas linhas férreas (como, por exemplo, na Marginal Pinheiros, entre as pontes do Jaguaré e o Cebolão) e também na raia olímpica e no Joquei Clube ao lado do rio Pinheiros. Isto seria um alívio ao estressado motorista que fica preso nessas avenidas em congestionamentos diários. Ah, dirão, que coisa boba, sem consequência... pode ser, dependendo de como se avalia. Mas é algo relativamente barato em termos de obras. Enfim, falou-se, falou-se... e pouco foi feito. O que foi realizado foi-o pela CPTM e somente em alguns trechos. A raia olímpica e o Jóquei continuam como era. Pena. Seria muito melhor sem os horrorosos e sufocantes muros que lá existem.

A Marginal do Pinheiros, no seu trecho inicial, quando deixamos o Cebolão e nos aproximamos da ponte da linha da CPTM, teve metade das duas faixas de rolamento que ali existem invadidas por uma favela. Os barracos estão praticamente sobre a sargeta, mas, pior ainda, há carros estacionados no leito carroçável, bem como sujeira - muito lixo, mesmo - e terra. Fora os "gatos" que chupam a eletricidade que nós pagamos, mas que o favelado não paga. Depois vêm o incêndio e mortes, danos elétricos, a ponte é interditada por meses porque o concreto foi afetado pela alta temperatura... Enfim, por isso e por muitos outros motivos, é que estava na hora de o povo agir como agem as torcidas organizadas - estas, infelizmente por motivos totalmente idiotas. E segue o prefeito pensando no seu futuro. Se nós não fôssemos tão alienados, o seu futuro, pelo menos o político, simplesmente não existiria.

2 comentários:

  1. Pão e Circo Ralph... É dificil fazer alguma coisa concreta e séria que vá contra esse sistema de governo... Tentemos!

    ResponderExcluir
  2. Bem, Ralph...

    Com o povo que temos, não vejo muita esperança em ver um Brasil mais limpo e ético. A população vota errado (sem pensar que uma verdadeira democracia não obriga o seu povo a votar), não cobra seus governantes e não quer levar a culpa pelos problemas do país. Por que brigamos por futebol e não por um país melhor? Porque a maioria do povo ainda acha que os políticos são lordes inacessíveis em castelos feudais. E ai de quem fica criticando o povo brasileiro na Net... Leva tijolada dos falsos moralistas.

    Pergunta, Ralph: está tomando corpo na Região Sul um movimento que defende a separação pacífica da porção Sul do Brasil, formando um novo país. Ele alegam que a corrupção, os altos impostos, a injusta distribuição de recursos e o poder centralizado demais de Brasília seriam os motivos para o separatismo já que eles falam que "o Brasil não deu certo". Qual a sua opinião sobre isto?

    Eu, particularmente, sou contra o movimento porque não creio muito na honestidade de muitos políticos sulistas e já vimos este filme antes em muitos lugares (países novos mergulhados no caos e corrupção). Melhor um Brasil unido, com um sistema que garanta mais autonomia aos Estados por meio de um verdadeiro sistema federalista.

    ResponderExcluir