tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post9103846713611343875..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: OS TRILHOS DO MAL - BAURURalph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-67280909298288736442013-11-24T20:42:43.345-02:002013-11-24T20:42:43.345-02:00Mas existem diversos tipos de cidades, diversas de...Mas existem diversos tipos de cidades, diversas densidades, tudo o mais.<br /><br />Posso concordar com o Adriano que realmente, a população não respeita a sinalização de segurança (resido em Itapevi e costumo ver as pessoas transpassando as barrerias e ficando centímetros dos trens. Mas isso também mostra que infelizmente, e isso me lembra até de uma frase que escutei de um diretor de ferrovias, de que a ferrovia por mais que integre, também divide. <br /><br />Note: Barueri só tem um dos lados da cidade crescido (Norte) em relação a estação. Itapevi e Jandira tem a cidade com maior tamanho ao Sul da estação. Se bem que em todos os casos, no caso da Sorocabana, as cidades são próximas a rios também... Então seguimos para o leste. Suzano, que eu me lembre, tem a cidade mais voltada ao Sul da estação. <br /><br />Bem, fora isso, considerando que as cidades crescem no entorno das estações e vias, há o fato de que ambos os lados precisam de comunicação. Há muito tempo atrás, as linhas não tinham paredes divisórias, e pessoas atravessavam sob o risco de atropelamento. Só nos tempos atuais colocaram paredes de divisão, e infelizmente de forma mais lenta, passarelas, pontes e afins.<br /><br />A ferrovia ajudou a criar cidades, e a integrar como transporte. Mas no caso de Bauru, ao que noto, o problema é que a ferrovia (de cargas) acaba sendo um problema também. Se de fato fizerem o anel ferroviário, e depois fazerem algum VLT ou similar, com a devida divisão de linha para evitar acidentes como este: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2013/11/menina-tem-perna-amputada-apos-ser-atingida-por-trem-em-bauru.html (que sim, é culpa da menina também, mas vamos convir que uma divisão ajuda a evitar isso), isso ajude.<br /><br />Dei uma olhada no Street View e não vi até agora trechos compartilhados entre trem e automóveis, como imaginei, mas apenas áreas quase segregadas.Ligeirinhohttps://www.blogger.com/profile/09503356436054843688noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-69845755606892068912013-11-22T22:19:33.153-02:002013-11-22T22:19:33.153-02:00Acrescento ainda o fato de que se há acidentes, é ...Acrescento ainda o fato de que se há acidentes, é porque a população não respeita mais os trens. Impaciência e imprudência são a causa de mais de 95% dos acidentes ferroviários com carros neste país, tudo porque os motoristas não prestam a devida atenção ou tentam passar sem esperar a composição. E antigamente tinha-se até mais trens do que há atualmente, e antes não havia esse repúdio às ferrovias como existe nos dias de hoje. Em todo o mundo, as ferrovias são valorizadas e cumprem um importante papel de transporte tanto de cargas quanto de passageiros. Por que aqui no Brasil a situação é inversa? Nosso país teima em ser do contra, mesmo estando plenamente errado sobre alguma coisa. E em Bauru, as linhas já são bem segregadas, tendo até poucas passagens de nível para o tamanho da cidade. E o movimento ferroviário hoje não é o mesmo de antigamente, quando tinha até mais trens. E nem cheguei a falar que a ALL simplesmente deixa abandonada, sem tráfego, a linha que segue até Panorama, o que significa menos trens ainda...Adriano de Avance Morenohttps://www.blogger.com/profile/13488541854788114746noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-60917757029171228422013-11-22T18:10:25.018-02:002013-11-22T18:10:25.018-02:00Discordo, Ligeirinho. Como eu disse, centenas, mil...Discordo, Ligeirinho. Como eu disse, centenas, milhares de cidades convivem com trens em corredores e em ruas. Os prefeitos apenas aproveitam as paranoias atuais com segurança para justificar obras inúteis.Ralph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-86275965016208664512013-11-22T17:58:00.752-02:002013-11-22T17:58:00.752-02:00Ralph, licença para um contraponto.
Como entusias...Ralph, licença para um contraponto.<br /><br />Como entusiasta de ferrovias, concordo que quanto mais se elimina as ferrovias de um local, pior para o transporte como um todo. Não conheço Bauru e o que vou escrever aqui é apenas uma suposição.<br /><br />Como dito, é um entroncamento ferroviário importante. Se é importante, tem alto movimento. E se tem alto movimento, tem riscos.<br /><br />Em tempos de CIPA, de valorização de proteção à vida, uma linha férrea que cruza a cidade e imagino que não tenha tanta proteção ou formas de atravessa-la com segurança, a situação por lá imagino que seja desconfortável para seus habitantes. Imagine uma composição com muitos vagões atravessando um cruzamento movimentado por exemplo, e o tempo que demoraria para algum carro cruza-lo.<br /><br />Um contorno ferroviário, ferro anel ou similar auxilia a justamente evitar estes gargalos, seja para os trens, que acabam trafegando em baixa velocidade devido a necessidade de segurança; seja para os veículos comuns, como ônibus e carros, e os pedestres, que assim não precisam aguardar para cruzar a via. Claro que se optarem por um VLT ou similar ao manter as linhas, também haverá riscos, mas serão menores, pois a linha ganharia uma requalificação.<br /><br />Enfim. Não vejo como ruim tirar os trilhos do centro de uma cidade, desde que os motivos sejam justos e que algo no lugar seja feito para compensar. Vejo como ruim tirar os trilhos para fazer algo inútil ou não compensar a perda de um meio de transporte inteligente. :)Ligeirinhohttps://www.blogger.com/profile/09503356436054843688noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-79984572318878122082013-11-22T00:53:15.241-02:002013-11-22T00:53:15.241-02:00Ralph é mentira mesmo!!!!!Ralph é mentira mesmo!!!!!Anonymousnoreply@blogger.com