tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post67719376664980070..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: A DECADÊNCIA DE UMA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA PAULISTARalph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-15496826619984059822011-06-25T08:21:31.936-03:002011-06-25T08:21:31.936-03:00Na verdade, esse trajeto não era uma posibilidade:...Na verdade, esse trajeto não era uma posibilidade: era uma certeza, pois era o único.Ralph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-568535649579319362011-06-24T22:24:39.173-03:002011-06-24T22:24:39.173-03:00Pela minha suposição, o trem que Getúlio pegou em ...Pela minha suposição, o trem que Getúlio pegou em 1930 de Porto Alegre até o Rio de Janeiro deveria ter feito o seguinte trajeto, ele deve ter seguido de Porto Alegre até Santa Maria pela linha Porto Alegre-Uruguaiana da VFRGS e depois pela linha Santa Maria-Marcelino Ramos, na divisa com Santa Catarina, também da VFRGS, continuando pela Itararé-Uruguai pela linha da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, depois de Itararé até São Paulo pela linha da Sorocabana e de São Paulo ao Rio de Janeiro pela Central do Brasil.<br /><br />Porém, ele deve ter trocado de trem pelo menos em São Paulo, pois na época as linhas da Sorocabana e da Central não eram interligadas como é hoje na CPTM, sem falar que a Sorocabana tinha bitola estreita (ou métrica), e a Central do Brasil usava bitola larga, ou seja, ele deve ter descido em Júlio Prestes (aliás, seu adversário nas eleições de 1930, então estação São Paulo) e ter pego o trem da Central na Roosevelt (então estação do Norte) e daí seguir para o Rio de Janeiro. Essa é minha teoria, baseando-se nas ferrovias.Lucashttps://www.blogger.com/profile/16628495528171775773noreply@blogger.com