tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post634809753025116055..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: TRENS DE PASSAGEIROS PARA O INTERIOR E AS BOBAGENS QUE SE ESCREVEMRalph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-9550538621028306682012-08-09T17:43:11.262-03:002012-08-09T17:43:11.262-03:00Eu tambem, Eduardo. Se pelo menos eles se transfor...Eu tambem, Eduardo. Se pelo menos eles se transformassem em alguma coisa rapido, mas inúmeros são engavetados. Certamente, baratinhos eles não são. Muita gente se aproveita deles.Ralph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-46772202864420866392012-08-09T17:29:26.714-03:002012-08-09T17:29:26.714-03:00Ralph,
Eu gostaria de saber quanto custam todos e...Ralph,<br /><br />Eu gostaria de saber quanto custam todos esses estudos ?Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12152965660053216476noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-69674280648350132442012-08-07T20:32:35.899-03:002012-08-07T20:32:35.899-03:00Nesse caso, devemos passar o governo para a justiç...Nesse caso, devemos passar o governo para a justiça federal. Ora, se pelo menos teoricamente o governo acha que é bom fazer um VLT e o MP veta porque acha outra coisa, para que governo? Aliás, lembro-me que já comentei esse tipo de atitude da justiça no meu blog, mas faz tempo...Ralph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-41507514153525983642012-08-07T20:23:51.150-03:002012-08-07T20:23:51.150-03:00Olá,Marcos.Pode ter a certeza que o VLT de Santos ...Olá,Marcos.Pode ter a certeza que o VLT de Santos não saí nem com reza brava.Veja o exemplo de Cuiabá.Noticias recentes dão conta que a própria justiça federal bloqueou o projeto do VLT alegando que o sistema com BRT´s é mais viável.O site do UOL publicou até um resumo mostrando que o BRT é mais barato e o mesmo é que deverá ser construído.Só não mostra quem ou qual empresa de engenharia especializada em transportes públicos efetuou os estudos.Repetindo minha opinião:o VLT de Santos não será construído e pode ter certeza que logo alguém vai afirmar categoricamente que o correto será construir uma pista para BRT.Não adianta sonhar:moramos num país de mentalidade e fortes interesses rodoviários.Euripedeshttps://www.blogger.com/profile/10526986760601858672noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-17644290281706914572012-08-07T12:25:14.843-03:002012-08-07T12:25:14.843-03:00O governo do PSDB é só promessa, aqui na Baixada S...O governo do PSDB é só promessa, aqui na Baixada Santista estamos aguardando o famoso VLT, campanha pós campanha.Marcos Nobregahttps://www.blogger.com/profile/08254472152192787801noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-4168345779875099352012-08-07T00:32:00.322-03:002012-08-07T00:32:00.322-03:00Hoje parece que tudo é mais difícil. A ferrovia su...Hoje parece que tudo é mais difícil. A ferrovia subiu a serra do Mar num tempo em que só existiam pás, enxadas e mãos de trabalhadores, ignorando relevo, rios, montanhas e rochas. Hoje, com todos os recursos da engenharia, levam-se anos pra desenvolver apenas um projeto. Se houvesse um trem regional, mesmo que lento, com certeza seria bem utilizado. De que adianta ter onibus que alcança 100km/h, se ele leva duas horas pra percorrer 15 km na marginal. Tem que tentar, se der certo, bem se não, aperfeiçoa e tenta de novo.rafael zhttps://www.blogger.com/profile/14202305609384620368noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-44230368323514873762012-08-06T21:01:02.543-03:002012-08-06T21:01:02.543-03:00Prezado Ralph, seu blog e seus artigos são muito i...Prezado Ralph, seu blog e seus artigos são muito interessantes. Peço licença para indicar um blog de um jornalista e cientista sócio-político de Piracicaba onde temos discutido o modelo de pedágios como símbolo da sanha arrecadatória dos tucanos em SP. Recomendo a leitura, segue o link:<br />http://blogdoamstalden.com/2012/08/06/pinoquio-alckmin-e-o-engodo-dos-pedagios-por-joao-humberto-venturini/#comment-866<br />Precisamos votar melhor em outubro, não dá mais pra votar em políticos de ontem, com ideias de anteontem, caso de embustes como Serra, Alckmin e Kassab.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04450149735448678794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-4146985174714523072012-08-06T08:18:03.098-03:002012-08-06T08:18:03.098-03:00Quanto ao que o reporter escreveu, ele o fez como ...Quanto ao que o reporter escreveu, ele o fez como se fosse alguma coisa nova e sensacional, como se agora, vai" teremos trem amanhã, sem contar a verdadeira história e o que pode e deve ser feito. Para isso ele não precisa ser reporter.Ralph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-7426983363153995462012-08-06T08:16:55.828-03:002012-08-06T08:16:55.828-03:00Evidentemente há que se fazer novos estudos para u...Evidentemente há que se fazer novos estudos para uma nova linha. Eu estou careca de saber disso, pois acompanho o assunto ferrovias de perto há quase vinte anos. Porém, há muito leio sobre estudos que, no fim, são para saber "quantas pessoas os usariam". Ridículo, basta pôr um trem entre dois pontos que eles se enchen de gente, especialmente se houver fácil acesso às estações que ele serve. A linha nova é óbvia, mas com certeza ela aparecerá em grande parte ao lado da linha atual. Para que enrolar tanto? Por que extinguir o que já se tinha? Como já escrevi antes, os trens de passageiros deveriam ter sido mantidos e sendo substituidos aos poucos. Fizeram isto? Não, simplesmente acabaram com eles dando os motivos mais estapafurdios - ou não dando motivo algum - e largaram trilhos e estações criando mato e sendo roubados. E agora vêm com papo de que vão fazer, mas isso já se arrasta há 6 anos pelo menos. Enquanto isso, o transporte nas estradas é caótico e piora cada vez mais.Ralph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-24251455714825612942012-08-06T07:31:05.419-03:002012-08-06T07:31:05.419-03:00então devemos de deixar de ler a folha,ja faz um t...então devemos de deixar de ler a folha,ja faz um tempo que o acompanho e gostaria de lhe deixar o meu apoio.Obrigado Ralph por nos lembrar que ainda temos memória.<br />abraços<br />Wilson RosaAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/07816563985152840826noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-60536421401566539742012-08-06T00:00:51.002-03:002012-08-06T00:00:51.002-03:00É verdade, os trilhos existiam e ainda existem. E ...É verdade, os trilhos existiam e ainda existem. E são fundamentalmente inadequados para transporte de passageiros, pois seus traçados centenários (como você sabe) são inadequados para que tenham velocidade competitiva com o transporte rodoviário. Simples assim. Alguns trechos sequer duplicados são, e nenhum é eletrificado (exceto a linha metropolitana até Jundiaí). Quem é que irá usar o trem se ele demorar o dobro do tempo que o ônibus ou o triplo que o carro? Além disso, essas ferrovias são usadas (e estão saturadas) hoje para transporte de cargas. Colocar passageiros nessas ferrovias significaria tirar cargas delas e colocá-las em caminhões nas rodovias. E não dá para resolver essas questões com uma obra simples como uma duplicação ou uma correção de traçado, pois aí são o relevo e as manchas urbanas que não permitem. Um paralelo pode ser traçado com rodovias: estradas mais antigas, como a Anchieta e a Anhanguera, foram ampliadas e retificadas até onde foi possível. Quando não foi mais possível, tornou-se necessária a construção de novas rodovias paralelas às antigas mas com melhores traçados e parâmetros técnicos mais modernos. E assim nasceram Bandeirantes e Imigrantes (e a ligação rodoviária com o litoral já está saturada novamente e mesmo melhorias incrementais nas rodovias existentes não seriam suficientes para atender a demanda, e se discute a construção de uma terceira rodovia). Com as ferrovias é a mesma coisa: as atuais são inúteis para o transporte de passageiros e não se pode aproveitar quase nada delas. Por isso o estudo para novas ferrovias. Quanto à história dos projetos, não se trata, a meu ver, de "indecisão do PSDB". Havia um estudo para uma ligação ferroviária de média velocidade entre São Paulo e Campinas no governo anterior do Alckmin, que em algum momento deixou de existir pois foi engolido pelo projeto do trem de alta velocidade do governo federal, que atenderia esse trecho também (e que tem leilão atrás de leilão, licitação atrás de licitação adiados). Depois de alguns anos ressurgiram projetos assim, melhores que o anterior por terem escopo ampliado, e estão sendo tocados agora.Mexicano21https://www.blogger.com/profile/09894853940443612531noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-39293824277106336742012-08-05T23:37:52.402-03:002012-08-05T23:37:52.402-03:00Ralph,boa noite.Sou seu seguidor,mas também leitor...Ralph,boa noite.Sou seu seguidor,mas também leitor da Folha.Perdoe o repórter do jornal.Ele escreveu aquilo que mandaram,isto é,a direção do jornal,que é francamente partidária do governador do nosso estado.A Folha e o Estadão apoiam totalmente o governo atual de São Paulo:jamais irão publicar algo desfavorável ao governador.O Estadão é mais sincero:já declarou isso por escrito durante as últimas eleições.A Folha quer parecer neutra.Mas frequentemente costuma publicar esse tipo de reportagem puxa-saco.Voltando ao assunto:conheço o repórter e o mesmo é bem competente.Mas sabe como são as coisas:afinal ele precisa manter o emprego.Mas vamos ter fé e rezar:eu acredito que antes do final dos tempos,nosso Brasil vai ter ferrovias modernas e rápidas.Euripedeshttps://www.blogger.com/profile/10526986760601858672noreply@blogger.com