tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post5052524952462112965..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: OS TRENS HÚNGAROSRalph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-10366295249143647652022-03-06T19:02:41.071-03:002022-03-06T19:02:41.071-03:00Nos anos de 1979 até 1984 fiz varias viagens, sai ...Nos anos de 1979 até 1984 fiz varias viagens, sai na sexta de Fpolis de ônibus para pegar o trem e fzr a viagem.. Nas primeiras de POA chegando em Uruguaiana pela manhã retornando de Minuano na mesma manhã.. Depois passei ir até Santa Maria de Minuano e retornava de Húngaro..<br />renataohttps://www.blogger.com/profile/01255770079153222749noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-77467058712177483542012-12-31T22:42:56.494-02:002012-12-31T22:42:56.494-02:00As vezes eu o via passar na Lapa vindo de Jundiaí ...As vezes eu o via passar na Lapa vindo de Jundiaí a toda velocidade. Passava sem diminuir pela estação onde tinha centenas de passageiros que se amontoavam de medo. Sua buzina era muito potente.martinihttps://www.blogger.com/profile/16909535081074767480noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-42121565329909215512012-08-02T08:19:17.577-03:002012-08-02T08:19:17.577-03:00Utilizava dos húngaros para visitar meus tios que ...Utilizava dos húngaros para visitar meus tios que moravam em Campinas. Era 1978, acabava de entrar na faculdade e me foi permitido pelos pais viajar sozinho e passar ferias naquela cidade. Meus paia até estranharam minha opção de ir de trem, pois o comum era ir de Ônibus Cometa. Conhecia os húngaros desde que chegaram em Roosevelt, em 74. Pegava trem subúrbio todo dia de Itaquera para ir ao colegio no Parque Dom Pedro. Colega de classe era che da estacao Roosevelt e me falava animado dos húngaros. 4 anos depois realizei o sonho de viajar dentro daquelas janelas cor de laranja, um ambiente muuuito psicodelico.Eduardo Goohttps://www.blogger.com/profile/03503280794831210837noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-27248096316870820342010-03-15T07:43:53.123-03:002010-03-15T07:43:53.123-03:00Pode manda-las para meu e-mail se quiser: hr.cons@...Pode manda-las para meu e-mail se quiser: hr.cons@uol.com.brRalph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-62599031639793288802010-03-14T22:31:05.529-03:002010-03-14T22:31:05.529-03:00Ralph, cheguei agora de Teresina, só tem um hungar...Ralph, cheguei agora de Teresina, só tem um hungaro rodando e outro em reforma, como estão contrundo uma estação ao lado do shoping da cidade, que na realidade é um apendce da linha que vai pra São Luis antes da ponte do rio Parnaíba. A inauguração era pra ser dia 5 de março 2010, mas devido a greve ou cosa assim deixaram pra depois. O Hungaro que está rodando tá muito ruim, mas com muito esforço do pessoal do metrô eles conseguem faze-lo funcionar. tenho algumas fotos, como faço para publica-las? um abraçoFabgiselhttps://www.blogger.com/profile/06047868098428862459noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-68991758262328543642010-03-03T19:09:37.336-03:002010-03-03T19:09:37.336-03:00Ralph:
OK, essa questão do Húngaro na Baixada eu...Ralph:<br /> <br />OK, essa questão do Húngaro na Baixada eu realmente acompanhei in loco...<br /> <br />Aqui os Húngaros sempre trabalharam de forma autônoma, geralmente duas composições acopladas. Ele nunca precisou de locomotiva para a tração, pois a região é totalmente plana, bastante compatível com seu projeto de motor.<br /> <br />Mas tivemos um caso semelhante aqui na Cosipa com as RDCs (as automotrizes Budd) da Central. Em 1982 cinco unidades delas vieram para cá para formar mais um trem para transporte dos empregados da administração. Na mesma época vieram cinco carros de inox da EFSJ (das litorinas Budd 101), mais modestos, para formar outro trem, agora para o pessoal operacional.<br /> <br />Alguns meses depois algumas litorinas foram desativadas (não me lembro bem porque) e voltaram para a CB. As litorinas que sobraram (2 ou 3) então passaram a circular numa mesma composição junto com os carros de inox da SJ, formando um trem apelidado de "Motrinox" (automotriz mais inox). Esse trem sim, era sempre conduzido por uma locomotiva.<br /> <br />O gozado é que na vinda para a usina essa locomotiva era uma "poderosa" U20 de 2000 HP que dava boa velocidade ao trem. Mas, na volta, era usada uma Lambretinha GE de baixa potência (600 HP), que se arrastava da usina ao Valongo. A peãozada ficava muito intrigada com isso...<br /> <br />Mas é curiosa essa inapetência dos trens-unidade em subirem serras. O Ouro Branco, da EFS, também não gostava de subir a serra. Este sim, há fotos mostrando que ele era tracionado por locomotiva ao retornar da Baixada Santista para São Paulo. Não sei se o Minuano (da VFRGS) também era fraco assim. <br /><br />Talvez nós comprássemos a versão 1.0 desses trens-unidade, sem potência de sobra para encarar uma subida mais íngreme.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/13255388267193418743noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-41826390398129499382010-03-03T08:11:17.032-03:002010-03-03T08:11:17.032-03:00Gorni, v. tem razão. O problema é que um dos comen...Gorni, v. tem razão. O problema é que um dos comentários em meus arquivos fala dessa locomotiva, mas depois a pessoa se corrige e diz que foi falha na interpretação da leitura de um artigo. Eu tambem achei estranho, mas lembrei-me do TIM aí na baixada... em todo o caso, corrigi NO TEXTO, tirando a parte que fala essa inverdade - para não falar "bobagem".Ralph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-44488483644488901032010-03-02T21:46:09.982-03:002010-03-02T21:46:09.982-03:00Epa... na Baixada Santista o Húngaro sempre rodou ...Epa... na Baixada Santista o Húngaro sempre rodou autônomo, sem necessidade de auxílio de locomotivas diesel.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/13255388267193418743noreply@blogger.com