tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post4778883181989060459..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: O CENTENÁRIO DA E. F. SÃO PAULO-RIO GRANDERalph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-12622913284168575052022-04-25T01:49:47.151-03:002022-04-25T01:49:47.151-03:00Pelo o que eu saiba o tal de Henrique Wolland nunc...Pelo o que eu saiba o tal de Henrique Wolland nunca foi desertor de navio nenhum. Era um fotografo da região que acabou por lutar no contestado entre 1914 a 1915, até se render as forças republicanas e se tornar informante. Agora, qual foi o seu desfecho? Vale a pergunta...R. Souzahttps://www.blogger.com/profile/07985774747042321367noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-26956247277223234392016-07-28T14:43:42.973-03:002016-07-28T14:43:42.973-03:00olá tudo bem, estou aqui em Pouso Alegre - mg., e ...olá tudo bem, estou aqui em Pouso Alegre - mg., e quando eu fazer o que o?Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12470889501117217589noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-51854475496290786282012-10-05T20:35:22.045-03:002012-10-05T20:35:22.045-03:00Eu tive uma reportagem em VHS intitulado: "A ...Eu tive uma reportagem em VHS intitulado: "A linha do trem, caminho esquecido", por fim VHS saiu fora de linha e eu perdi a reportagem. Mas, digo-lhe: a mim não está caminho esquecido e a passagem da composição ainda continua sendo colírio p,ros olhos, como era p,ras multidões antes da chegada do asfalto e do mundo do carro igual a formiga de roça, dessas formigas vermelhadas q é praga as plantações. Eu acho q o mundo de carros é mais.miltonhttps://www.blogger.com/profile/07934270274473377546noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-38105534634636124842010-10-07T22:54:36.300-03:002010-10-07T22:54:36.300-03:00Em “História do Trem no Contestado”, livro de 250 ...Em “História do Trem no Contestado”, livro de 250 páginas, fartamente ilustrado com mais de 150 imagens de mapas e fotografias, Nilson Thomé narra a construção e os primeiros anos da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande (SPRG) no Espaço Livre do Contestado, Vale do Rio do Peixe, entre Itararé (SP) e o Rio Uruguai (no RS), mais a construção do ramal Linha São Francisco. <br />Esta produção em História será lançada em Curitiba antes de outubro terminar, pela organização MTé Gestão em Comunicação, em comemoração ao centenário da Ferrovia do Contestado, que transcorre em 17 de dezembro de 2010. O livro, à disposição do público, constará no catálogo das livrarias virtuais da AGBook e do Clube de Autores.Nilson Thoméhttps://www.blogger.com/profile/09583691200553541204noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-46069455000695045652010-05-15T18:41:04.257-03:002010-05-15T18:41:04.257-03:00Existe um "zum zum zum" que vão reativar...Existe um "zum zum zum" que vão reativar a Ferrovia do Contestado, em um dos seus trechos.<br />Tem mais informações no link abaixo. <br />http://www.santacatarina24horas.com/Ferrovia-da-Integracao-e-reativacao-da-Ferrovia-do-Contestado.htmlCesar-Bluhttps://www.blogger.com/profile/08564036799272405548noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-63993383042036376782010-03-25T22:56:40.462-03:002010-03-25T22:56:40.462-03:00A passagem de um trem de passageiros sempre foi um...A passagem de um trem de passageiros sempre foi uma festa em todas as estações do Brasil, posso lhe garantir. Eu mesmo presenciei este fato, que era mais notável em pequenas estações em vilarejos no interior.Ralph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-23748967030670207392010-03-25T22:45:12.569-03:002010-03-25T22:45:12.569-03:00A CENTENÁRIA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PIQUET CARNEIR...A CENTENÁRIA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PIQUET CARNEIRO - CE (PARTE 2)<br />O surgimento da povoação de Jirau (nome com que Piquet Carneiro ficou reconhecido até fins de 1938) tem a ver, diretamente, com a construção da antiga Estrada de Ferro de Baturiré - EFB.<br /><br />Com efeito, quando os trabalhos de assentamento da malha ferroviária em tela alcançaram Piquet Carneiro, a contagem do tempo registrava o ano de 1907, e, na data simbólica de 15 de novembro (Dia da Proclamação da República) era, então, inaugurada, nossa estação ferroviária. <br />Eis, pois, um prédio, que faz parte do patrimônio histórico-cultural de nossa terra, e que, precisa ser "observado de perto", por parte das autoridades locais, no que diz respeito à sua preservação e consequente conservação, visto desfrutar, no curso do tempo, de uma longa vida já: mais de um século de existência!<br /><br />Aliás, o centenário de nossa vetusta estação (marco, ela, como já o falamos, do aparecimento de Piquet Carneiro no mapa da geografia sertaneja) só não passou, de todo, despercebido, no ano de 2007, graças, modéstia à parte, a um artigo meu, que veio à luz nas páginas do Folha do Sertão. Do contrário...<br /><br />Ao ler este meu artigo, sei, muito bem, que muitos podem estar se perguntando: e qual a razão para uma preocupação tal, isto é, com um prédio que, a falar a verdade, nem pertence, diretamente, à municipalidade, mas a uma empresa já extinta: a Rede Ferroviária Federal S/A!?<br /><br />Respondo: para os que têm o sentido da História, essa preocupação tem, sim, sua razão de ser, porque o prédio de nossa estação esconde, nas suas paredes mais que centenárias, nem tanto um traçado arquitetônico digno de nota, mas, sim, todo um conjunto de ações, que, de resto, é reflexo da expressão de vida de um povo, do nosso povo, de todos nós: o momento do embarque e do desembarque de tantos parentes e amigos (talvez, até, quiçá, num gesto de derradeiro "adeus"!); o toque do sino; o apito do trem; a maria-fumaça (depois, paulatinamente, substituída por máquinas mais potentes e sofisticadas, movidas à diesel); a venda de cafés, bolos e tapiocas; o intercâmbio cultural (através da compra de revistas e jornais); o toc-toc do telégrafo (primeiro instrumento de comunicação usado em Piquet Carneiro), etc.<br /><br />Tudo isso se passava, claro, à beira da linha do trem, à sombra da velha estação, e "está gravado na nossa memória", como diz o saudoso Prof. José Augusto Tôrres na letra, que compôs, do Hino do nosso Município.<br /><br />Verdade é que a comumente chamada "passagem do trem" era um dos grandes entretenimentos de toda uma geração de pessoas, e assim o foi, desde aquele longínquo 15 de novembro de 1907, no exato momento em que a estação daqui foi, festiva e solenemente inaugurada, até o dia 12 de dezembro de 1988, quando, sob o prefixo SGF 0123, conduzido pela locomotiva GE-U-10B nº 2210-4B, saiu, às 17:05h, da Estação Prof. João Felipe (Central - em Fortaleza), o "último" trem de passageiros com destino ao Crato. <br /><br />Mister, portanto, faz-se, que a Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro retome, e apresse, o diálogo com os responsáveis pela venda da antiga estação ferroviária (diálogo esse iniciado na gestão precedente, mas sem resultados práticos!), e busque, uma vez adquirido o edifício, transformá-lo, quanto antes, num digno espaço de preservação da nossa identidade cultural. É possível? Certamente que sim!<br /><br />Colocando o "ponto final" desta crônica, sugeriria aos "apaixonados" por trens, como o autor deste texto, a leitura de, ao menos, dois livros, sobre eles, cujos títulos passo a elencar: "ESTRADAS DE FERRO NO CEARÁ", de Francisco de Assis Silva de Lima e José Hamilton Ferreira, Fortaleza, 2007; e HISTÓRIAS DA MARIA-FUMAÇA, inspirada seleção de crônicas, de minha amiga e escritora, Profa. Perpétua Moreira, residente em nossa cidade.<br /><br />Osmar Lucena Filho<br />Professor e HistoriadorParóquia do Sagrado Coração de Jesushttps://www.blogger.com/profile/09766241686712953988noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-16480492144492772492010-03-25T22:43:27.376-03:002010-03-25T22:43:27.376-03:00A CENTENÁRIA ESTAÇÃO DE PIQUET CARNEIRO-CE (1)
Evo...A CENTENÁRIA ESTAÇÃO DE PIQUET CARNEIRO-CE (1)<br />Evocar o passado glorioso de nossas estações ferroviárias constitui, indubitavelmente, uma tarefa fascinante, e, ao mesmo tempo, dolorosa, por constatarmos o "descasso" com que, não raro, estes verdadeiros monumentos históricos, espelhos de um tempo pretérito, são tratados por aqueles que, uma vez no poder, tem a incumbência de os preservar, e. entretanto, não o fazem...<br />De minha parte, há muito tempo, venho lutando, junto às autoridades locais, a fim de que a estação ferroviária de Piquet Carneiro, município encravado na Região Sertão Central do Ceará, possa ser restaurada e, assim, continui, pelo tempo afora, a ostentar sua importância histórica aos de nossa terra e região.<br />Data vênia, Sr. Raplh, neste espaço consagrado a temas de capital importância, reparto, com nossos leitores, trechos de um artigo, escrito por mim, e veiculado em dois dos principais jornais que circulam em nossa cidade e nos municípios adjacentes, a saber: o Informe Geração e o Folha do Sertão.<br />O ASSUNTO? A CENTENÁRIA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PIQUET CARNEIRO, como se observará na sequência desta postagem, dividida, como vai, em duas partes.<br />Osmar Lucena Filho<br />Piquet Carneiro-CEParóquia do Sagrado Coração de Jesushttps://www.blogger.com/profile/09766241686712953988noreply@blogger.com