tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post4049795482564910631..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: RUMO AO PIAUÍ, VIA PETROLINARalph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-10539899785236888032011-08-04T17:35:31.925-03:002011-08-04T17:35:31.925-03:00Interessante, em 1970, ainda constava como projeto...Interessante, em 1970, ainda constava como projetos de ferrovias de integração nacional, em execução, a ligação Paulista(PE)-Teresina, e Pirapora(MG)-Brasília. Apenas dois anos depois a linha para Paulista foi abandonada e a de Pirapora, logo após transpor o rio com uma ponte nova, parou as obras e deixou cerca de 400km de infra estrutura pronta para receber trilhos. Hoje faz parte do projeto de expansão da FCA até Unaí(MG) para captação de soja, com cerca de 400km de extensão, duvido que seja coincidência.<br />A do nordeste pode ser utilizada em parte pela nova transnordestina, que está executando hoje a ligação Salgueiro-Missão velha. Após a construção desse trecho há uma briga política entre seguir reto para o sul até Petrolina nova, ou para oeste até Eliseu Matrtins. <br />A solução diplomática é seguir para oeste, o eixo da via vai cruzar com a antiga ligação Paulista-Petrolina e deste entroncamento até Petrolina a linha abandonada pode ser reaberta, inclusive por outro operador (leia-se Valec ou FCA).<br />Se hoje a iniciativa privada tem interesse nessas ferrovias, por que o governo não as terminou na era estatal? Autosabotagem?Victor A Silvahttps://www.blogger.com/profile/00405855823321877508noreply@blogger.com