tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post3907567383853340568..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: FERROVIAS NO NORDESTE: O QUE ESTÁ ACONTECENDO POR LÁ?Ralph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-369987532871200262017-09-14T14:05:48.591-03:002017-09-14T14:05:48.591-03:00Jeová Barboza de Lira Cavalcanti
3 meses atrás
Pen...Jeová Barboza de Lira Cavalcanti<br />3 meses atrás<br />Pena é que algumas concessionárias, como a TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA S.A., que acampou toda a malha ferroviária do Nordeste, mediante contrato de concessão firmado em 30/12/1997, comprometeu-se a remodelar todo o sistema existente, no total 4.328 km, eliminar os gargalos e construir novos ramais e tornar-se exemplo em logística do transporte ferroviário de carga (excluído aí o de passageiros). Acontece que que quando o Governo Lula em 2004 acenou com um projeto que previa a construção de 800 km de novos ramais ferroviários, mais e remodelação de 1.200 km do modelo antigo com o objetivo de atingir os portos de Pecém no Ceará e Suape em Pernambuco, com um segmento até Eliseu Martins no Piauí, com um custo previsto de 4,5 bilhões de reais; o que alegaram os dirigentes dessa empresa e as autoridades governamentais engoliram: "QUE REMODELAR O VELHO NÃO ERA VIÁVEL E BOM SERIA FAZER TUDO NOVO". Então lá se vai o estudo e elaboração de um novo projeto para a construção da nova TRANSANORDESTINA, implicando em desapropriações, problemas de meio ambiente e outros impasses, mas resolvida questão, inicia-se em 2006 a construção da ferrovia, monta-se em Salgueiro a maior fábrica de dormentes do mundo e o dinheiro do PAC vai sendo gasto, algum tempo depois começam os percalços e a transnordestina já consumiu cerca de 6,3 bilhões e encontra-se totalmente paralisada e sob suspeita do TCU, o que equivale a dizer que o que foi até agora construído não leva nada a lugar nenhum. Daí vem minha pergunta: se o governo tem sido firme e feito finca-pé para que o projeto apresentado em 2004 fosse realizado, será que hoje os trens não estariam deslizando pelos trilhos do progresso, conduzindo as riquezas produzidas no Nordeste? Atualmente, nem se concluiu o grande projeto e a malha antiga está completamente abandonada. De quem é a culpa? Os senhores do poder que respondam!!!Jeová Barboza de Lira Cavalcantihttps://www.blogger.com/profile/03590391380490856554noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-69266098044490494172012-05-05T08:37:34.709-03:002012-05-05T08:37:34.709-03:00Evidente, "João-Ninguém". Não terá mais ...Evidente, "João-Ninguém". Não terá mais nada a oferecer e como ninguém tem a competencia de estabelecer trens de passageiros...Ralph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-47382508812299132642012-05-04T23:32:20.093-03:002012-05-04T23:32:20.093-03:00Entendi direito? Então quer dizer que se um dia a ...Entendi direito? Então quer dizer que se um dia a Transnordestina finalemtne for concluída, o ramal que corta a Paraíba, partindo do entroncamento de Arrojado CE, será suprimido? É isso mesmo?Ruy Pedrashttps://www.blogger.com/profile/09941220188134799427noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-79012531717788886512012-05-01T11:54:04.157-03:002012-05-01T11:54:04.157-03:00Aliás, os trens urbanos de Salvador estão em situa...Aliás, os trens urbanos de Salvador estão em situação precária demais; tá pior que na época da CBTU (hoje, o sistema é da prefeitura local).Rodrigo Alves de Paulahttps://www.blogger.com/profile/11934545825827460305noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-51369432081342431272012-05-01T10:39:57.833-03:002012-05-01T10:39:57.833-03:00Como já respondi, não falei sobre os trens metropo...Como já respondi, não falei sobre os trens metropolitanos por já serem manjados. Todos são da métrica (menos o metrô de Recife). Claro, tem o trem de Salvador-Paripe, o metrô de lá e de Fortaleza (Se vierem a funcionar um dia), o trem de Teresina com os húngaros, o de Fortaleza, o de Matal, o de Maceió, o de João Pessoa. Tem o VLT de Fortaleza também.Ralph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-89100834191005621202012-04-30T22:06:49.130-03:002012-04-30T22:06:49.130-03:00Tem também o Metro de Salvador e os trens urbanos ...Tem também o Metro de Salvador e os trens urbanos da mesma cidade.Estes últimos são elétricos de bitola métrica.Leonardo Ivohttps://www.blogger.com/profile/12310521092739877329noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-1674389333850176772012-04-30T19:30:12.056-03:002012-04-30T19:30:12.056-03:00É, não coloquei os suburbios das capitais nordesti...É, não coloquei os suburbios das capitais nordestinas pois eles já são manjados, mas esqueci-me de alguns projetos de VLT. De todos os que v. citou, somente não tinha notícia do de Campina Grande. Obrigado pelas notícias, tão raras por aqui pelo Sul...Ralph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-82805392884163350442012-04-30T19:24:39.778-03:002012-04-30T19:24:39.778-03:00A Transnordestina está até num ritmo bom de constr...A Transnordestina está até num ritmo bom de construção, mas as obras já foram bem mais rápidas; já há alguns trechos prontos, perdidos no Sertão.<br /><br />As obras da Leste-Oeste, Ralph, já começaram e estão até rápidas. O primeiro trecho ligará Ilhéus a Caetité, no sertão baiano.<br /><br />Segundo a CBTU, saiu a grana para implantar o VLT em João Pessoa, substituindo o velho trem que ainda roda nos serviços suburbanos. O de Recife (o chamado Trem Diesel da MetroRec) está em fase de testes entre Cabo e Cajueiro Seco (Recife).<br /><br />Sobral já retomou as obras do seu VLT, tanto que a primeira composição já chegou à cidade. Fala-se também em usar VLT's Bom Sinal em Arapiraca e Campina Grande.<br /><br />A antiga linha da Leste Brasileiro para Minas Gerais continua em operação total, inclusive com expresso de containers Belo Horizonte-região de Salvador. Já há planos de levar os trens cargueiros de volta a Salvador, com a reconstrução do trecho Paripe-Mapele.<br /><br />O resto, Ralph, está como você falou bem: abandonado. A única linha de carga que a CFN/Transnordestina está operando é a Fortaleza-Teresina, além de um trem de combustíveis entre São Luís e Teresina (onde ainda roda o Metro de Teresina). O resto está abandonadíssimo...Rodrigo Alves de Paulahttps://www.blogger.com/profile/11934545825827460305noreply@blogger.com