tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post3467136706714963167..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: A HISTÓRIA DA PONTE DE FERRO DA RUA BUTANTAN (1865 - c.1943)Ralph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-72263162418454086942016-10-01T18:35:06.176-03:002016-10-01T18:35:06.176-03:00No site da Fundação Energia e Saneamento há fotos ...No site da Fundação Energia e Saneamento há fotos da construção da ponte Rebouças, como era chamada a Eusébio Matoso, do teste de carga, em 15.10.1943 e dela já pronta em 08.11.43. Entre no link abaixo e digite "ponte Rebouças". Digite também "bonde de Santo Amaro", "ponte Rio Grande", "ponte Cidade Jardim", "ponte Jaguaré" e "Usina da Traição":<br />http://acervo.energiaesaneamento.org.br/consulta/Galeria.aspxAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-73214404279487112352016-09-28T22:21:01.042-03:002016-09-28T22:21:01.042-03:00A ponte do bonde, no Socorro, não estava sendo des...A ponte do bonde, no Socorro, não estava sendo desmontada porque a foto é de 1930. Há na página 197 desse acervo outra foto da mesma ponte, de 1931. Há também, na mesma página, uma foto da ponte Rebouças, já funcionando, de 08.11.1943. A ponte Rebouças nunca foi de arcos e a Cidade Jardim também não (há fotos da construção dela na página 195). Nas páginas 153 e 154 há fotos da construção da linha de bonde de Santo Amaro.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-79734046180571133602016-09-27T18:13:03.135-03:002016-09-27T18:13:03.135-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-23575456457463569392016-09-22T09:32:43.967-03:002016-09-22T09:32:43.967-03:00No Estadão de 10.04.1945, página 5, uma nota sobre...No Estadão de 10.04.1945, página 5, uma nota sobre desapropriações para prolongamento da avenida Rebouças até a ponte de concreto (na verdade seria a avenida Eusébio Matoso e não a Rebouças):<br />"Pelo seu decreto n. 617, datado de ontem, o Sr.Prefeito Municipal declarou de utilidade pública os imóveis necessários à execução do plano de abertura da avenida Rebouças, no trecho compreendido entre a praça de concordância com a rua Iguatemi (seria a praça Itália) e a ponte sobre o canal do rio Pinheiros"(fica ao lado do anúncio A AÇÃO SOCIAL - ENTRADA FRANCA):<br />http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19450410-23174-nac-0005-999-5-notAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-64425263615404452972016-09-20T20:01:42.287-03:002016-09-20T20:01:42.287-03:00O Estadão de 25.07.1963 noticiou a construção da n...O Estadão de 25.07.1963 noticiou a construção da nova ponte de concreto (que substituiria a de arcos). Interessante é que eles falavam em dificuldades técnicas causadas por vários tipos de solo no local. É bom lembrar que o leito original do rio Pinheiros passava por onde hoje é a pista da Marginal no sentido do Cebolão. A estação Pinheiros do Metrô também foi construída sob o antigo leito do Pinheiros. Talvez por isso tenha havido aquele desabamento:<br />http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19630725-27071-nac-0014-999-14-not/busca/ponte+sobre+rio+PinheirosAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-21807854198273869382016-09-20T19:37:24.583-03:002016-09-20T19:37:24.583-03:00Estadão de 22.11.1935, página 7, "Denominaçõe...Estadão de 22.11.1935, página 7, "Denominações de Ruas":<br />http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19351122-20278-nac-0007-999-7-not/busca/ponte+sobre+rio+PinheirosAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-75750016660055512842016-09-18T10:47:04.866-03:002016-09-18T10:47:04.866-03:00A Wikipédia, no verbete Ponte Eusébio Matoso, diz ...A Wikipédia, no verbete Ponte Eusébio Matoso, diz que a construção começou em 1936 e foi aberta ao tráfego em março de 1940. Sem dúvida a informação está errada. Em 1936 o rio Pinheiros ainda não estava retificado. O governador Ademar de Barros, em 1940, mandou fazer um levantamento aerofotogramétrico da cidade de São Paulo. Algumas fotos estão disponíveis no site do Arquivo Histórico da Prefeitura (veja abaixo). Na foto número 31, de junho de 1940, o rio aparece retificado até o Jóquei Clube. No trecho em que a ponte foi construída há um canal seco e o rio ainda está correndo ao lado pelo leito original. Acho que a ponte foi construída nesse canal seco (que só foi cheio depois que a ponte estava pronta):<br />http://arquiamigos.org.br/info/info38/i-noticias2.htmAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-82800780668708871502016-09-13T17:25:37.458-03:002016-09-13T17:25:37.458-03:00Há na Lapa de Baixo uma rua Engenheiro Aubertin. D...Há na Lapa de Baixo uma rua Engenheiro Aubertin. Deve ser esse Jaques, porque naquele bairro várias ruas têm nome de engenheiros e administradores da SPR (como Eng.Fox e William Speers). <br />Será que as ruas Joaquim Floriano, no Itaim-Bibi, Homem de MeAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.com