tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post2788546547654387231..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: CAMINHOS PARA A ZONA LESTERalph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-6451193107415660352013-03-03T18:58:27.074-03:002013-03-03T18:58:27.074-03:00É, essa tal de Radial Leste talvez pudesse ser vis...É, essa tal de Radial Leste talvez pudesse ser vista por mim como uma maldita, pois seu prolongamento "matou" o traçado da antiga linha, entre Engenheiro Arthur Alvim e Guaianazes. Saudades de minha época de criança quando, indo ou vindo da casa de meus avós, tínhamos de atravessar a passagem de nível que existia um pouco antes da estação para pegarmos mais uma condução. E saudades da estação de Itaquera e de sua passarela que por vezes me dava medo atravessar. Como dizia, hoje temos a Radial Leste passando por ali e uma praça no local onde ficava a estação de Itaquera. Que eu saiba exatamente este trecho da Radial logo após o túnel até o semáforo que existe hoje logo após onde ficava a estação existe muito trânsito que este trecho de via devia ter remediado. Daquele passado, sobrou como lembrança parte dos muros que margeiam parte da Radial onde constam a sigla e o símbolo da CBTU, um poste de rede catenária e um trecho de trilho que foi deixado logo depois da Estação Arthur Alvim que aponta para o antigo traçado da linha. Sempre que os avisto é com saudades que me lembro de tempos muito melhores do que os atuais...Eriveltohttps://www.blogger.com/profile/16649946258641762504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-38659637435468427142011-11-14T13:12:22.103-02:002011-11-14T13:12:22.103-02:00Outro tema interessante para um texto seriam as li...Outro tema interessante para um texto seriam as ligações leste-oeste na região sul de SP. Sempre foi um sufoco se deslocar entre Santo Amaro e o ABC, as vias de ligação entre essas regiões sempre foram improvisadas e congestionadas, tendo surgido tarde e sempre foram cronicamente ineficientes. A primeira tentativa de melhoria foi a avenida dos Bandeirantes (ao longo do córrego da Traição), que estancou na rodovia dos Imigrantes e só progrediria para leste em meados da década de 1990. Depois tivemos a av. Vicente Rao (ao longo do córrego do Cordeiro), no final dos anos 1970, que se integrou mais ou menos bem com as demais vias que percorrem Diadema, Piraporinha de São Bernardo do Campo. E, mais para o final do milênio, a av. Dono da Globo ops, Roberto Marinho, ao longo do córrego Águas Espraiadas - que, aliás, estancou um pouco depois da av. Washington Luiz e agora ameaça atingir a Imigrantes.Antoniohttps://www.blogger.com/profile/03836429449399287302noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-813041793586017992011-11-12T11:47:35.490-02:002011-11-12T11:47:35.490-02:00Até os anos 1980 pelo menos, havia placas de ruas ...Até os anos 1980 pelo menos, havia placas de ruas Conselheiro Justino e Pires do Rio, bem como Serra de Araraquara, ao longo da Alcantara Machado, que só tinha esse nome mesmo antes do viaduto da EFSJ. Depois passou tudo a se chamar oficialmente Alcantara Machado.Ralph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-70155826790504637902011-11-12T11:20:29.431-02:002011-11-12T11:20:29.431-02:00Muito legal. A Radial na verdade então se formou c...Muito legal. A Radial na verdade então se formou com as rias Cons. Justino, Pires do Rio e Serra de Araraquara, isso? O nome Pires do Rio hoje foi dado ao viaduto sobre a Salim Farah Maluf, já os outros dois sumiram, mas já vi um mapa de 1971 que mostrava a Radial Leste alargada com o nome de Conselheiro Justino no trecho entre o Viaduto sobre a EFSJ e a Bresser. Outro detalhe interessante é que a R. Antônio de Alcântara Machado ainda existe e é colada ao Pátio do Metrô. Abraço!Rafael Asquinihttps://www.blogger.com/profile/01904713442439276278noreply@blogger.com