tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post1491999605465463518..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: FERROVIAS BRASILEIRAS DO PÓS-GUERRA – RESUMO (1961-70)Ralph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-27058848960992425242009-07-03T00:45:51.809-03:002009-07-03T00:45:51.809-03:00Olá Sr.Ralph, estou acomahando - e gostando - das ...Olá Sr.Ralph, estou acomahando - e gostando - das suas explicações. Está claro que a decadência do transporte ferroviário tem duas faces: a 1a, sem dúvida, era o desaparecimento normal e esperado da ferrovia enquanto meio de locomoção por método ultrapassado, ou seja, vapor. Em relação ao vapor, é claro que apenas podemos ser saudosistas, mais nada. É inútil sonharmos com a perpetuação da tração a vapor, pq. uma ferrovia, antes de mais nada, é um negócio. Hoje em dia, não haveria mais espaço para a tração a vapor, até mesmo por questões ambientais daí que na China esse modo ainda existe, mas a China é sabidamente um país que pouco se interessa pelas questões ambientais. Assim, embora saudosistas, desejar ou lamentar a morte das vaporosas é o mesmo que cultuar oldsmobiles, simcas, telefones com disco... tudo na vida se passa, e isso se passou. <br />A 2a face do desaparecimento das ferrovias em nosso país, é a face vergonhosa. Isso pq. o transporte ferroviário é, sabidamente, o mais eficaz e em termos econõmicos, somente perde para o transporte fluvial. Nosso país deveria, sim, relegar as marias fumaças ao museu, ao lado de um Ford T (isso é natural, pois somente museus vivem de passado). Entretanto, deveria ser modernizado o parque ferroviário, e essa modernização deveria ser contínua, até os dias atuais. <br /><br />Seia interessante a opinião do Sr. a respeito do trem bala que parece chegar. Assim, coloco a senhor a seguinte questão: Deixando de lado as questões políticas, não seria o início de uma nova era ferroviária em nosso país; noutras palavras, não estariamos, somente agora, retomando um avanço ferroviário perdido na década de 50?IRINEU TRENTIN JUNIORhttps://www.blogger.com/profile/01781741952651104390noreply@blogger.com