tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post1226772743169625069..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: PERGUNTAS SEM RESPOSTARalph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-9562432164690824222010-08-11T21:35:09.824-03:002010-08-11T21:35:09.824-03:00Verdade, Ralph. Eu conhecia apenas dois casos, amb...Verdade, Ralph. Eu conhecia apenas dois casos, ambos aqui na minha região. Não imaginava que isso já aconteceu generalizadamente e agora fiquei muito curioso.<br />Quando comecei a ler, me lembrei imediatamente do caso de Goiandira-GO, que na época que tinha duas estações (RMV e EFG, hoje tem 3). Ambas são separadas apenas por uns 4 quarteirões curtos. Porém, é uma subida muito, muito forte, de 2 quarteirões e descida bem íngreme de mais 2. Toda vez que vou lá imagino as pessoas carregando malas tentando subir pra depois descer tudo de novo, já que eram obrigados a descer do trem em uma estação e embarcar de novo (conta-se que às vezes até nos mesmos carros de antes) na outra estação. E as duas empresas já eram estatais nessa época. Conta-se que uma mulher chegou a dar a luz nessa ladeira, no local onde mais tarde foi construída uma maternidade. As estações, a maternidade e a ladeira ainda existem.<br />O outro caso desse desentendimento que conhecia era o daqui de Araguari, entre a CMEF e a EFG. Os trilhos de ambas eram ligados, as estações eram uma ao lado da outra e mesmo assim por muitas décadas os passageiros tinham que sair de uma estação e embarcar nos trens da outra. O tráfego mútuo acho que só começou a acontecer na época do Regime Militar, salvo engano.EFGoyazhttps://www.blogger.com/profile/13230977397596060413noreply@blogger.com