tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post1219620949006359890..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: PEDÁGIOSRalph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-82636145112902968882010-02-24T21:10:00.670-03:002010-02-24T21:10:00.670-03:00O CarlosAugusto L. Teixeira mandou um comentário p...O CarlosAugusto L. Teixeira mandou um comentário para mim por e-mail que posto aqui a seguir. A única coisa que comento é que comento é que eu não disse que era o primeiro pedágio da estrada para Santos, mas sim o primeiro da Anchieta: "Caro Ralph,os pedágios da estrada de Santos começaram muito antes daquele da via Anchieta. Já em 1862 o presidente da província, Vicente Pires da Mota, concedeu a José Pereira de Campos Vergueiro o direito de construir e explorar, mediante a cobrança de pedágio, uma estrada ligando Santos a S.Paulo, que permitisse o tráfego de carroças e diligências no trecho da serra do Mar, já que a ligação existente até então, a Calçada do Lorena, só permitia o tráfego de tropas de mulas. Com a construção da ferrovia, pouco tempo depois, a estrada entrou em decadência. Em 1913 Rudge Ramos começou os trabalhos de recuperação da estrada para passagem de automóveis. Em 1920 ficou pronta uma nova ligação, no planalto, entre a Capital e o trecho da serra. Nesta ligação a empresa fundada por Rudge Ramos instituiu a cobrança de pedágio. Este pedágio foi extinto em 1923 quando Washington Luís comprou a empresa de Rudge Ramos. Maiores informações podem ser encontradas no site www.novomilenio.inf.br/santos/h0102e.htm"Ralph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-35199773803485360952010-02-24T15:12:22.089-03:002010-02-24T15:12:22.089-03:00Corrigi na postagem onde estava escrito Rio Grande...Corrigi na postagem onde estava escrito Rio Grande da Serra, passou a estar escrito Riacho Grande.Ralph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-15015018918076405462010-02-22T07:46:24.704-03:002010-02-22T07:46:24.704-03:00Sim, sim, Riacho Grande! É isso mesmo! O município...Sim, sim, Riacho Grande! É isso mesmo! O município de Rio Grande da Serra não chega ali nem de perto... faz tanto tempo que não passo por esse pedágio ou nessa região que mal me lembrava disso...Ralph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-88892087852026108942010-02-22T01:19:36.563-03:002010-02-22T01:19:36.563-03:00Ralph;
A Anchieta foi inaugurada em 1947 em todo ...Ralph;<br /><br />A Anchieta foi inaugurada em 1947 em todo o trecho de planalto, mais uma das pistas de serra (atual pista ascendente se não me engano). Em 1953, a segunda pista no trecho de serra foi inaugurada, e este trecho deixou de ser feito em mão dupla. Sobre o pedágio, ele estava no Rio Grande, atual Distrito de Riacho Grande, em S.Bernardo do Campo. A Confusão acontece por na época Rio Grande da Serra também se chamar Rio Grande. Quando se emancipou como Município (anos 60, a última do Grande ABC a se tornar independente) foi renomeada para Rio Grande da Serra, e o bairro do Rio Grande em S.Bernardo se tornou Riacho Grande.<br /><br />E Este pedágio está a exatos 30km da Praça da Sé. Tenho uma matéria em uma velha revista Quatro Rodas de 1961 (a capa é um teste do Renault Dauphine) falando dos problemas na Via Anchieta, com várias fotos, e em uma delas o antigo pedágio aparece. Ao que me parece, ele estava localizado alguns metros antes do atual.Thiago Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/06298633062797736899noreply@blogger.com