tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post9048418740668082797..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: SÃO GONÇALO DO SAPUCAI, MGRalph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-33510849463042218292019-04-14T17:01:23.159-03:002019-04-14T17:01:23.159-03:00Prezado Carlos Augusto, primeiramente parabenizá-l...Prezado Carlos Augusto, primeiramente parabenizá-lo por manter vida a memória da ferrovia de minha cidade natal.A época frequentou a cidade, ainda estava por lá cursando o ginasial, que terminei em 66.<br />A extinção do ramal, ocorreu em 64 e,o arrancar dos trilhos, posteriormente.Havia um pontilhão sobre o córrego, que, nós, garotos, gostávamos de atravessar pelo prazer natural de correr perigo, próprio da idade.A estrutura de virar a máquina do trem,para volta à Campanha, em minhas lembranças e de outros do mesmo tempos situava-se do mesmo lado da estação e não em terreno oposto, mesmo por que, ali já tinha sido construída em 1960 a Agência da marca Volkswagen, sob o nome de Spagolla e Prado Ltda. Desculpe-me o palpite e, reitero minha admiração por seus textos memoriais.Por último uma curiosidade sobre sues parentes em nossa terra,se ainda vivem e quem são.<br />Coloco a seu dispor meu e mail, caso queira prosseguir na troca de informações.<br />Cordialmente,<br />José Newton Noronha Almeida, <br />jnoronhanewton@gmail.com <br /> José Newton Noronha Almeidahttps://www.blogger.com/profile/06445389311117735270noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-24494645878613754152016-02-06T22:09:36.485-02:002016-02-06T22:09:36.485-02:00Ralph, no Álbum Chorographico Municipal de Minas G...Ralph, no Álbum Chorographico Municipal de Minas Geraes, de 1927, aparece a linha do bonde para Campanha. Nesse mapa aparece a localidade de Santa Luzia. No Google Maps existe uma "Estrada para Santa Luzia" que talvez tenha sido aberta sobre o antigo traçado do bonde. A cidade de Ponte Alta que aparece ao norte é a atual Monsenhor Paulo.<br />Neste Álbum há também um estudo sobre a navegação fluvial no rio Sapucaí e um estudo sobre a estrada de ferro Muzambinho (onde o site Estações Ferroviárias é citado):http://www.albumchorographico1927.com.br/indice-1927/s-goncalo-de-sapucahy<br /> <br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-38484100087332539492016-01-26T16:15:47.711-02:002016-01-26T16:15:47.711-02:00Ralph, a desculpa para acabar com o ramal foi o as...Ralph, a desculpa para acabar com o ramal foi o asfaltamento, em 1964, da variante que ligava S.Gonçalo à Fernão Dias. O ramal compartilhava o viaduto sob a Fernão Dias com a rodovia que ligava Campanha a Monsenhor Paulo. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-31316893257955574632016-01-24T16:41:32.982-02:002016-01-24T16:41:32.982-02:00Ralph, na edição de 25.01.1916 do Estadão, página ...Ralph, na edição de 25.01.1916 do Estadão, página 8, tem a seguinte notícia sobre esta linha:<br />"S. GONÇALO SAPUCAHY - Estrada de Ferro - Chegando ao conhecimento da Câmara Municipal local, por pessoa de responsabilidade na política do Estado que, a Diretoria da Rêde Sul Mineira, se compromettia a fazer o ramal de Campanha à barranca do rio Sapucahy, se, o govêrno fornecesse gratuitamente os trilhos, o Agente Executivo immediatamente communicou ao Vice-Presidente da Camara, coronel Pedro Machado de Azevedo, passando-lhe procuração para tratar do assumpto perante aquella diretoria, o qual já seguiu para o Rio, e, oxalá traga a confirmação dessa boa nova, da qual depende a prosperidade e grandeza do município."<br />Veja que o projeto era levar a linha até a barranca do rio Sapucahy (talvez para interligá-la com a linha fluvial a vapor). Isso nunca foi feito. Também parece que as negociações não deram certo porque o ramal acabou sendo construído por fazendeiros da cidade.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-40925456600284480622016-01-24T10:56:06.537-02:002016-01-24T10:56:06.537-02:00Ralph, eu conheci muito bem São Gonçalo do Sapucaí...Ralph, eu conheci muito bem São Gonçalo do Sapucaí durante as décadas de 1960 e 70. Posso garantir que a informação veiculada no site Estações Ferroviária, num box azul, está errada. O virador não ficava onde hoje é o correio mas do lado oposto, em relação à estação, onde foi construído um posto de gasolina, em frente da antiga concessionária Volkswagen (faz 30 anos que não vou lá, mas, pela foto do Google Maps, parece que hoje é uma transportadora) que ficava na esquina da rua Antônio Neder (antiga S.José) com a Osório Avelar (antiga rua do Bonde). O trem chegava na cidade por onde hoje é a Avenida Tancredo Neves que foi aberta nos terrenos da ferrovia, passava ao lado da Santa Casa e seguia pela atual rua Alvarenga Peixoto e, depois de passar por uma "ponte preta" que havia sobre o "córrego do Feijão", entrava na rua de S.José atravessando-a em diagonal e entrando no pátio da estação cuja frente ficava na praça coronel Alberto Siqueira. O trilho principal continuava por mais um quarteirão, atravessando a rua Antonio Carlos e terminando em um curral, todo de aço, que já estava abandonado em 1961 e que deve ter sido usado para o embarque de gado. A plataforma da estação e o virador ficavam em uma linha paralela à linha principal.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.com