tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post5457860571004928385..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: HAVERÁ MAGIA NAS FERROVIAS?Ralph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-58917257651672299632016-06-23T23:40:39.825-03:002016-06-23T23:40:39.825-03:00Não, Silvia. Mogiana era uma ferrovia do interior ...Não, Silvia. Mogiana era uma ferrovia do interior do Estado que acompanhava no seu início o rio Mogi-Guaçu, passando por cidades como Mogi-Guaçu e Mogi-Mirim. AbraçosRalph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-17794822375428209152016-06-23T23:40:32.308-03:002016-06-23T23:40:32.308-03:00Não, Silvia. Mogiana era uma ferrovia do interior ...Não, Silvia. Mogiana era uma ferrovia do interior do Estado que acompanhava no seu início o rio Mogi-Guaçu, passando por cidades como Mogi-Guaçu e Mogi-Mirim. AbraçosRalph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-12105570646617101032016-06-23T23:17:56.596-03:002016-06-23T23:17:56.596-03:00Li no texto que você escreveu Mogiana. Só pode ser...Li no texto que você escreveu Mogiana. Só pode ser a Estrada de Ferro que vem para a minha cidade de Mogi das Cruzes. Filha de ferroviário, morávamos na beira da linha. Pois tenho saudades das madrugadas em que passava o trem cargueiro... e não tinha como não acordar com aquele ruído do trem passando de um trilho ao outro, que só quem morou na beira da linha conhece..... aquele tam..tam..tam ... mágico mesmo. Fantástico. silvia ineshttps://www.blogger.com/profile/16609243913406511784noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-81141488930718308612012-05-09T16:49:00.838-03:002012-05-09T16:49:00.838-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Rodrigohttps://www.blogger.com/profile/07912980270992852259noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-76469016721607400002012-05-09T14:39:46.716-03:002012-05-09T14:39:46.716-03:00Obrigado, "nomes". Mas pelo menos para m...Obrigado, "nomes". Mas pelo menos para mim não ;e novidade, os Morais de hoje são os Moraes de ontem, e alguns atualizaram a correção orotográfica dos anos 1930, outros não. Quanto ao Corrêa e ser vice-governador, também sabia (ele era de Batatais), mas provavelmente o Corrêa não foi dado à rua (o nome da rua parece ter surgido no final do século XIX, não por acaso no tempo em que ele era o vice) provavelmente porque o nome pelo qual ele era conhecido era o da rua. Apenas por isso. Assim como o Brigadeiro Luiz Antonio, cujo sobrenome jamais constrou do nome da rua. E outros. AbraçosRalph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-64120494922513796002012-05-09T14:33:27.531-03:002012-05-09T14:33:27.531-03:00Lendo seu blog sobre ferrovias, deparei com o nome...Lendo seu blog sobre ferrovias, deparei com o nome de (Domingos<br />de Morais). Posso lhe informar que desde os bondes para Vila Mariana, e até nas placas de Rua o nome esta errado.<br />O correto é Domingos Corrêa de Moraes. Seu nome foi dado por ter sido Vice-Governador do Estado.Nomes corretos.https://www.blogger.com/profile/03998729220012346690noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-62017701897690164762012-05-07T20:54:17.285-03:002012-05-07T20:54:17.285-03:00Olha que éspecime fantástica de maria fumaça, e ab...Olha que éspecime fantástica de maria fumaça, e abandonadinha na região de Sorocaba, a menos de 100 km da capital paulista!pauloste39https://www.blogger.com/profile/07521243184951376062noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-34789214654447496832012-05-02T21:08:08.453-03:002012-05-02T21:08:08.453-03:00Olha, não imaginava que houvesse alguém que pudess...Olha, não imaginava que houvesse alguém que pudesse explicar o meu fascínio por transportes sobre trilhos... Teu texto me emocionou, de verdade. Não vivi em uma época de valorização dos trens, pelo contrário, estou no início da minha vida adulta e o que eu vejo e presencio é a quase que total degradação do serviço ferroviário aqui no Rio.<br />Espero um dia ainda ver o sonho dos trilhos renovado e sendo posto em prática. AInda acredito num Brasil integrado pela rede metro-ferroviária. Acreditar me faz ter certeza que essa magia das ferrovias é real.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-56087209657476131932012-04-29T20:30:19.992-03:002012-04-29T20:30:19.992-03:00Pode usar o texto, claro. AbraçosPode usar o texto, claro. AbraçosRalph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-38640813096671005432012-04-29T20:02:37.082-03:002012-04-29T20:02:37.082-03:00Puxa, meu caro. Passei o dia todo na organização d...Puxa, meu caro. Passei o dia todo na organização da 1ª Exposição Memória do Ferroviário de Rio Claro, SP, com direito a missa com o padre chegando com trem de passageiros, ex-ferroviários e pessoas a favor da montagem do museu ferroviário nacional na cidade, nas antigas oficinas da CPEF, lutando contra aqueles que só pensam em destruir a história em favor próprio. Sua postagem foi para encerrar meu dia chorando de emoção. Se me autorizar a copiar seu texto e colocá-lo no mural da ABPF Rio Claro em seu nome, agradeceria muito. Um grande abraço. T+.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-69402238556640219182012-04-29T17:20:05.518-03:002012-04-29T17:20:05.518-03:00Sinto essa mesma magia. Cresci nas sobras do trem,...Sinto essa mesma magia. Cresci nas sobras do trem, brincando num pátio de estação cheio de pedras e cercado de casuarinas.<br />Desde cedo aprendi o que significava E F C B, bem como a reverenciar aqueles velhos muros de pedra argamassada, os pontilhões de ferro abandonados no meio do mato e os cortes elevados nas várzeas.Amo muito isso tudo.Marco Antoniohttps://www.blogger.com/profile/04652830302670633658noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-75029945361736598102012-04-29T12:03:59.292-03:002012-04-29T12:03:59.292-03:00Esse tempo menor de carro do que de ferrovia inclu...Esse tempo menor de carro do que de ferrovia inclui o que? Desde sair da sua casa até chegar ao escritório? AbraçosRalph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-89679242997824859172012-04-28T23:46:20.592-03:002012-04-28T23:46:20.592-03:00É verdade. Há alguns anos eu faço, três vezes por ...É verdade. Há alguns anos eu faço, três vezes por semana, o trajeto da minha casa em Campo Limpo Paulista até Vila Olímpia na Capital, onde trabalho. Na ida, torço para ter a sorte de no momento que eu estiver terminando de transpor o "Cebolão" eu me depare com algum TUE da CPTM atravessando a ponte à frente. Na volta, gosto de acompanhá-los pela marginal do Pinheiros. Qualquer dia causo um acidente.<br /><br />Agora, magia e nostalgia eu tenho nas imediações de onde moro, uma região meio rural entre o que um dia foram as estações da Iara, em Jarinú (ou Atibaia?) e Posto 7 ainda em Campo Limpo da EF Bragantina. Tenho 33 anos e minhas recordações dessa ferrovia foram transmitidas pelos meus avós paternos e minha mãe, que é filha dessa cidade e lembra muito bem da despedida da Maria Fumaça em sua última viagem antes da desativação da ferrovia. Segundo ela, seu apito era de lamento, de tristeza. Formou-se uma multidão nessa despedida. Todo mundo acenando...<br /><br />Sei que sob a Estrada da Bragantina, hoje asfaltada, ou em sua marginal, ainda há trilhos enterrados. Lembro que quando criança, quando a estrada era de terra, numa eventual chuva mais forte partes dos trilhos ficavam à mostra.<br /><br />Pela Estrada da Bragantina de asfalto eu passo todo santo dia. E não há um dia sequer que eu deixe de me lembrar que estou dirigindo sobre uma ferrovia extinta.<br /><br />No meu velho GM Corsa eu me imagino na cabine de uma locomotiva. Buzino fazendo de conta que é um apito... Me imagino um maquinista. Lógico que só faço isso quando estou só. No máximo com minha esposa ao lado, que acha graça da brincadeira. <br /><br />Acho que quando vier meu primeiro filho terei muito prazer em compartilhar com ele esse meu interesse, meio infantil, ainda, pelas ferrovias, que se iniciou com as histórias do meu avô, que era ferroviário da Paulista e com meu primeiro Ferrorama XP 500 (ainda na caixa) que ganhei aos cinco anos. Junta-se a isso meus Frateschi que comprei ao longo da adolescência e alguns que ainda compro, mas sem a pretensão de ser um ferreomodelista.<br /><br />Uma pena que eu seja obrigado a ir trabalhar de carro na Capital. Impossível chegar na Vila Olímpia pelos trens da CPTM, não pela qualidade, que acho adequada, mas pela distancia. Mesmo quase sempre pegando transito, o tempo gasto é sempre menor de carro do que por ferrovia. Se ainda houvesse um expresso como havia no passado...<br /><br />LuizLuiz e Iarahttps://www.blogger.com/profile/05579637045237786490noreply@blogger.com