tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post3996160156172745865..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: EXISTE VIDA INTELIGENTE (EM CURITIBA)Ralph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-79001452777096320622009-08-16T23:11:29.401-03:002009-08-16T23:11:29.401-03:00Olá Ralph....primeiramente fico muito grato por te...Olá Ralph....primeiramente fico muito grato por ter lido minha mensagem. Olha, passei minha infãncia nesta estação vendo trens de passageiros no ramal São Paulo - Rio Claro; como também os pequenos trens que saiam de manhã para a Nestle no ramal de Araras. Olha, vendo hoje esta estação, dá vontade de chorar... Peço para vc nem vê-la. Sua foto no site principal diz tudo: é um descaso total...na casa dos ferroviarios não há mais ninguem da ferrovias. Estas foram tomadas por pessoas que nada tem a ver com ferrovia. No local onde tinham os trilhos do ramal de Descalvado, hoje este serve como uma rua( sem asfalto)para os carros terem acesso a estas casas.....Meu passeio , na infãncia, era ver os trens de passageiros com a imponente máquina russa indo e voltando pelo ramal principal; como também a diesel fazendo as manobras. Hoje só resta o trilho principal do ramal principal e um desvio que foi ampliado pela ALL para os seus trens no rama São paulo - Rio Claro. O resto é mato e agora o telhado sendo depenado pelso vandalos!!!!!!!! vc tem uma foto que mostra a fileira da morte ( das marias fumaças) na década de 70. Onde ficava este trilho hoje é um posto de gasolina, mas que me parece que muitas terras desta estação foram invadidadas e nem foram compradas!!!!!! percorro todo este trajeto do ramal de Descalvado...conheço todas as estações deste ramal, mas olha Eliuh Root ainda está... fui com o meu carro até lá, mas infelizmente de Souza Queiroz nao restou nada, só as tristes lembranças de alguns moradores que lutaram para nao acabarem com tudo. Esta semana fui para Pirassununga. Por onde passava os antigos trilhos hoje é uma avenida... já asfaltaram também por onde passava os trilhos principais....Só há vestigios em minha memória e das histórias que minha avó conta de meu avô que foi maquinista neste ramal por cerca de vinte anos. Este meu avó chegou a perder um dedo da mão em uma manobra em Leme!!!!! Devo muito a ele. Hoje so me resta algumas fotos desta antiga estação tão linda. Me lembro de seu quiosque na area central. Este existiu até 92, eu acho. O último trem que eu vi de madeira indo para Araras foi em 1989, sempre com seis, ou máximo, oitro vagoes. me lembro que um funcionário me disse , quando criança, que uma vez ele tinha que levar dois vagoes de óleo até Leme e ele ficou morrendo de medo, pois já em 89 tinha muito mato no leito deste trecho!!!!!!!!. A estação de Cordeiropolis permaneceu funcionando até 95 ou 96, eu acho. depois, a passagem era comprada dentro do próprio vagao.Os andarilhos já tinham invadido a estação nesta época. Me lembro em 96 da retirada dos desvios do ramal de Araras. Fui de bicicleta e quase chorei ao ver. Parecia que estavam tirando um pedaço de minha história!!!! e até hoje, antes de dormir, procuro em lembrar destas lembranças tao boas de minha infãncia. Parece que estou esperando o trem partir novamente...abraços ralph!!!!!Unknownhttps://www.blogger.com/profile/00615055136038218488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-54017161103307633752009-08-16T15:08:55.974-03:002009-08-16T15:08:55.974-03:00Henrique, eu havia ouvudo uns rumores de quee stav...Henrique, eu havia ouvudo uns rumores de quee stavam começando a recuperar a estação de Cordeirópolis, mas não tive tempo para ir lá e conferir... pelo que v. está dizendo, não fizeram foi nada... RalphRalph Mennucci Giesbrechthttps://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-39465191412573492812009-08-16T14:58:30.800-03:002009-08-16T14:58:30.800-03:00Olá Ralf...primeiramente parabens pela página...so...Olá Ralf...primeiramente parabens pela página...sou fã de seu site...tenho paixão pela ferrovia...desde pequeno, observava alguns trens de cargas que sáíam de Cordeiropolis ( SP) e íam para a Nestle em Araras..eu li que sua tia chegou a usar a usar a estação de baldeação próximo a São Simao....conheço o Porto e a estação ainda está alí, mas pelo leito que ia o rama até Descalvado há uma rua ( esta passa embaixo da rodovia Anhanguera). Aqui em Cordeiropolis a estação está um caos....é lugar de ninguém e pensar que por ali inúmeras pessoas vinham da capital para seguir até pirassununga ou Descalvado...hoje não existe mais nada..... As vigas de ferro da plataforma foram quase todas roubadas. Estão roubando até o telhado!!!!! Parece que teve uma guerra nquela local.....a prefeitura diz há décadas que irá recuperar esta estação, mas isso é muito ou lenda urbana!!!!! Esses dias eu fui para Sousa Queiroz, rama da Paulista.....Que dó, nada mais existe alí!!!!!!!! abraços<br />Henrique Scatolin henriquescatolin@hotmail.comUnknownhttps://www.blogger.com/profile/00615055136038218488noreply@blogger.com