tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post2817203322679978938..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: LUIZ ANTONIO, SPRalph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-88798795701517202662016-03-11T19:29:51.738-03:002016-03-11T19:29:51.738-03:00No Estadão de 11.03.1916 há uma carta, na seção Qu...No Estadão de 11.03.1916 há uma carta, na seção Queixas e Reclamações, reclamando muito do ramal de Jataí:<br />"Moradores da zona servida pelo ramal do Jatahy, da Companhia Mogyana, queixam-se do pessimo serviço dos trens mixtos daquella estrada. <br />Em materia de conforto, limpeza e pontualidade, o serviço desta estrada naquelle trecho, é o que se pode chamar de péssimo. Se não vejamos:<br />O trem M39, que vem de manhan de S.Simão, chega invariavelmente atrasado nas estações. Os carros são muito velhos, sujos, e de ha muito deveriam ser radicalmente reparados nas officinas. As rodas já ficaram quadradas com tanto uso, parecendo que resolveram a quadradura do circulo, e tão estragadas estão que deveriam ser torneadas de novo, incommodando muito os passageiros com solavancos e ruido infernal. Os assentos vêm cobertos de pó vermelho, porque a estrada ainda não está empedrada, a não ser em pequenos trechos, e o passageiro que quizer sentar-se, tem de sujeitar-se a limpar o seu logar com as capas do assento. Esse recurso, porém, nem sempre se pode ter, porque o guarda, vendo-o, não consente fazel-o. Além disso, quem precisar lavar as mãos, ou já não encontrará mais água no lavatório ou não poderá se utilisar da toalha, de tão immunda está. Isto, porém, não é nada, em relação ao maior dos abusos, à chegada dos trens, que geralmente se compõe de um grande número de vagões carregados de lenha e madeira. O carro de primeira é o último, na cauda do trem, e, por esse motivo, não tem o direito de chegar à plataforma da estação: esse privilégio só pertence ao carro de bagagens e encommendas, para que o chefe da estação possa, com toda a commodidade pessoal, fazer a conferência das bagagens e encommendas.<br />Muitas vezes acontece também que a ordem é dada para que o trem estacione de modo que o carro de segunda classe, o penúltimo, participe dessa regalia, chegando à plataforma para que esses passageiros possam tomar café, que o chefe da estação, expões à venda.<br />Entretanto, os passageiros de primeira classe têm de sujeitar-se a patinhar na lama, quando chove, ou expor-se ao sol para poder subir, com mil difficuldades, levando crianças, malas e embrulhos, ao carro de primeira classe, cujo estribo, muito alto e quasi inaccessível, exige muita agilidade e destreza para galgar. Imagine-se esse exercício para uma senhora de certa edade!! Para descer a difficuldade é a mesma, e mais de uma vez senhoras respeitáveis e de certa edade, têm escorregado e cahido na lama, correndo o risco de maguar-se expondo-se a esses vexames!!<br />Em geral os guardas desses trens são pouco delicados, riem-se ostensivamente quando ouvem as queixas dos passageiros, sacodem os hombros em signal de pouco caso, principalmente um hespanhol que, na conferencia de bilhetes, dá-se ao direito de jogar baforadas de fumaça do cigarro à cara dos passageiros. Ainda não é tudo: Já tem acontecido que este trem, chegando a Ribeirão Preto com atraso, como de costume, e achando a plataforma ocupada pelo trem M6, que vae a Casa Branca, faz a parada fora da plataforma, no meio de trens de carga, resultando dahi uma balburdia, uma confusão medonha, alem do serio perigo para os passageiros. É um abuso inqualificável. Se o serviço do trem M39 é feito por esta forma, o trem M40 que sae às 14 e 10 para S. Simão, ainda é um pouco peor, porque, ficando em Ribeirão Preto, exposto ao sol fora do abrigo, desde às 10 e 16 até as 14 e 10, os carros de passageiros ficam de tal modo aquecidos que é impossível supportar a temperatura senegalesca desses carros. Um curioso, que já teve a lembrança de levar um thermometro, observou 38 graus cent. acima de 0. O serviço neste trecho da Mogyana é feito por este modo desde que foi a linha aberta ao transito público. A Companhia Mogyana, imitando a Paulista, que procura sempre dar conforto aos seus passageiros, não poderá facilmente remediar estes inconvenientes" Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-56049857517604328412015-05-28T17:52:35.614-03:002015-05-28T17:52:35.614-03:00Muito bem Ralph, vc é um historiador nato.Muito bem Ralph, vc é um historiador nato.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17734108126882686138noreply@blogger.com