tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post2062320225841129626..comments2024-03-12T09:23:27.656-03:00Comments on Blog do Ralph Giesbrecht: QUEBRA DE BITOLARalph Mennucci Giesbrechthttp://www.blogger.com/profile/10826325424643946453noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-457680690435322662016-09-18T10:52:12.633-03:002016-09-18T10:52:12.633-03:00Há uma reportagem no Estadão, de 30.11.1969, sobre...Há uma reportagem no Estadão, de 30.11.1969, sobre a unificação das bitolas:<br />http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19691130-29034-nac-0008-999-8-notAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/05829646598742208539noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-14851933973278701762014-08-12T11:20:41.011-03:002014-08-12T11:20:41.011-03:00Existem atualmente no Brasil no mínimo 8 bitolas f...Existem atualmente no Brasil no mínimo 8 bitolas ferroviárias, que são:<br />I -1,60 m Na região sudeste SP, MG, RJ e em expansão pela Valec.<br />II -1,43 m Ferrovia isolada Amapa-AP, linhas 4 e 5 metro de SP e metro de Salvador-BA (em implantação) ~210 km.<br />III-1,35 m Bonde de Santos-SP turístico (Única no mundo).<br />IV- 1,10 m Bonde Santa Teresa-RJ turístico/passageiros.<br />V - 1,00 m Em praticamente todo território+bonde E.F.Corcovado-RJ e E.F. Campos do Jordão-SP turísticos.<br />VI- 0,80 m Locomotivas Krauss da antiga Cia Docas de Santos.<br />VII- 0,76 m Ligação São João Del Rey-Tiradentes-MG turístico.<br />VIII-0,60 m Trecho Pirapóra-Perus-SP turístico (em restauração).<br />Destas, apenas a de 1,0 m com 23.678 km (73%) e a de 1,6 m com 6.385 km (27%) já inclusos os 510 km de mistas são relevantes, conforme dados da ANTT de setembro de 2011. <br />O governo federal tem acenado com muitos projetos utilizando trens de passageiros convencionais regionais em média velocidade max. 150 km/h como SP-Campinas, SP-Sorocaba, SP-Vale do Paraíba, SP-Santos,<br />(Com cremalheira), entre outros, utilizando parte da estrutura existente, semelhante projeto em curso na Argentina, numa expansão gradual e econômica, porem nenhuma teve prosseguimento, pois seria uma forma prática de se demonstrar ao governo federal de como se é possível implantar de forma gradativa, um trem de passageiros de longo percurso com custo, manutenção e tempo de implantação extremamente menor em relação ao TAV.<br />Entendo que deva haver uma uniformização em bitola de 1,6 m para trens suburbanos de passageiros e metro, e um provável TMV no Brasil,<br />e o planejamento com a substituição gradativa nos locais que ainda não a possuem, utilizando composições disponíveis reformadas em 1,6 m em cidades como Teresina-PI, Natal-RN, Maceió-AL, João Pessoa-PB, Salvador–BA operadas que ainda as utilizam em bitola métrica, com base comprovada em que regionalmente esta já é a bitola nas principais cidades e capitais do Brasil, ou seja: São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, e Curitiba (projeto), e que os locais que não a possuem, são uma minoria, ou trens turísticos.<br />Quanto aos desgargalamentos, entendo que deva investir urgentemente para construir o rodoanel, juntamente com o ferroanel norte e leste por questão de menor custo, alem de se reservar as últimas áreas periféricas paralelas disponíveis para estações ferroviárias em SP, como o:<br />I ª Pátio do Pari,<br />II ª Área entre a estação da Luz e Júlio Prestes (Bom Retiro) no antigo moinho desativado, e recentemente demolido.<br />III ª Cercanias da estação da Mooca até a Av. do Estado na antiga engarrafadora de bebidas desativada no município de São Paulo.<br />(continua).Leonihttps://www.blogger.com/profile/10398176294659946504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5610860484558671772.post-12093628036145308352009-11-08T22:02:00.685-02:002009-11-08T22:02:00.685-02:00Ralph, existe limitação de velocidade conforme a l...Ralph, existe limitação de velocidade conforme a largura da bitola?Sperandellihttps://www.blogger.com/profile/17588503365591274338noreply@blogger.com