segunda-feira, 7 de outubro de 2013

BRASIL, UM PAÍS DEVASTADO


Hoje as coisas correram normais aqui na cidade de São Paulo? Bom, depende do que seja normal. É evidente que tais coisas não sucedem em cidades pequenas como Vista Alegre do Alto ou em Borá e em 90, talvez 95% dos municípios brasileiros. Mas aqui em São Paulo ninguém dá nem mais bola.

Soube que bem de manhãzinha puseram fogo em pneus e em um automóvel na rua Luiz Migliano, uma das mais importantes ligações da avenida Francisco Morato com os bairros do Morumbi e de Santo Amaro. Favelados protestavam contra falta de moradias. Issso, numa segunda de manhã. Depois, vi, pois passei ali de ônibus, uma passeata da CUT, Força Sindical e APEOESP às 11:30 da manhã na avenida Paulista, a avenida mais importante e movimentada da Capital paulista, que por acaso é a maior cidade do país, além de essa avenida ser rota de acesso para inúmeros hospitais.

Vi também na Faria Lima e na Paulista inúmeras agências de bancos fechadas por grevistas. A greve já dura cerca de quinze dias. Por causa disso, um assunto relativamente simples que eu precisava resolver no banco me obrigou a ir para a avenida da Liberdade, onde eu sabia que a agência em que tenho conta não estava em greve. Por isso eu estava de ônibus na Paulista.

Nos jornais de hoje, a aliança de Marina Silva com o governador de Pernambuco Eduardo Campos é comentada. Opiniões de "entendidos" em política (leia-se: pessoas que se importam com ler sobre política, pois ninguém entende de política brasileira realmente. É impossível.) afirmam que é uma aliança sem objetivo definido, a não ser conquistar o poder.

Falam que o PSDB está isolado. Pode ser. Mas quem disse que o PSDB é um partido sério? Há partidos sérios neste país? Resposta (não precisa ser entendido em política para responder): não.

Vejam só as escolhas que os brasileiros têm para presidente da república no ano que vem: Dilma - uma presidente que já provou ser ineficaz, incompetente e pau-mandado de um ex-presidente; Eduardo Campos, que acha que é popular por que tem olhos azuis e é popular em Pernambuco, local totalmente diferente em características do que o sul do Brasil, muitíssimo mais rico que o Nordeste; Aécio Neves, que tem como "grande" vantagem para ser presidente ser neto de um presidente que nem conseguiu tomar posse porque adoeceu na véspera; Marina Silva, que desistiu somente porque não teve competência para formar um novo (mais um!) partido. O que tem Marina Silva, que provavelmente será vice de Eduardo Campos? Nada. É só uma sonhadora, ex-amiga de Lula e Dilma e mais nada para oferecer.

Surgirão outras possibilidades, claro. Várias delas com chance nenhuma e apenas com o propósito de vender tempo na televisão, além de abocanhar fatias do financiamento partidário para seus partidos inúteis.

Enquanto isso, os bancários estão em greve, os Correios saíram de uma greve, os professores andaram em greve. Quem mais? E durante essas greves, passeatas para lá e para cá. A polícia não pode agir, pois parece que ninguém a apoia, nem quem é agredido, nem quem a agride. A polícia não existe mais. O Exército foi pulverizado pelos governos do PSDB e pelo PT.

Os aumentos continuam, como no caso do IPTU em São Paulo e algumas outras cidades. Digo "algumas" outras simplesmente por que ainda vão surgir mais até o final do ano. Será que quem impediu (com a única manifestação de insatisfação da população nos últimos vinte e cinco anos (ou mais) realmente séria) os aumentos de ônibus e pedágios injustificáveis vai mostrar as garras outra vez? Se sim, por quanto tempo? 

Mensaleiros são julgados culpados por crimes bastante sérios e permanecem soltos, falando mal de quem os julgou. Já faz dez anos que se descobriu tudo e se julga tudo. Aliás, no Brasil ninguém faz nada errado. Quando surgem notícias de que alguém fez algo de errado, mesmo que esteja na cara, tudo é logo desmentido com um "estão armando contra mim" e bons advogados. Liminares são distribuídas como limonada em festas de crianças a favor de "quem não fez nada de mal".

Milhares de quilômetros de estradas de ferro estão abandonadas. As que estão sendo supostamente construídas levam anos e anos para ficarem prontas - quando ficam. Param constantemente, por um motivo ou por outro. Rodovias têm a manutenção zero. Se são concessionadas, são menos ruins, apenas. Transporte público, especialmente nas grandes cidades, é ruim e insuficiente. Automóveis entopem ruas mal mantidas. Trens de passageiros deixaram de existir como em quase nenhum país do mundo. Aeroportos são uma bagunça e portos, superados.

No futebol, os times vão mal nos campeonatos e culpam uma entidade que não é estatal, é particular (CBF), mas acusada de somente existir para encher os bolsos de dinheiro e não para ajudar o esporte nacional e internacionalmente. Hospitais e escolas caem de podres. Todos os dias, praticamente, há denúncias, claríssimas, pois são filmadas e gravadas, de problemas na educação e na saúde. Enquanto isso, as cornucópias do governo jorram dinheiro a rodo para a construção de estádios construídos, pelo menos a metade deles, para não ter utilidade alguma fora a Copa do Mundo de 2014 - onde vão sediar, alguns, três ou quatro jogos.

Os preços das mercadorias e serviços são caríssimos. O minuto de telefonema celular no Brasil é o mais caro do mundo. A comida é cara. Os produtos em geral estão cada vez mais caros em comparação com o resto da Terra. E a população tem um dos menores salários do mundo e uma das mais grotescas divisões de renda do universo (ressalva: os planetas Klingon e Apokolips não foram incluídos nas pesquisas).

As leis pró-consumidor não são respeitadas. As seções de cartas nos jornais todos os dias estão lotadas de reclamações contra lojas e empresas (sim, são as que você está pensando) que atendem mal e simplesmente não cumprem o que está escrito na lei - quando cumprem, é por via judicial, que pode, claro, durar 10, 20 anos.

O que podemos esperar desde país? Que futuro tem este país? Olhem que o que escrevi acima é apenas um resumo muuuuuito resumido da bagunça em que vivemos. E você, vai votar em quem? 

5 comentários:

  1. Em ninguém, é claro, como faço todos os anos. Antes que alguém me critique, vale lembrar que pode ser para o que for, prefeito, governador, presidente, qualquer cargo que seja: continuamos a ser pisoteados por esses que insistem em ser nossos governantes e que no geral são sempre os mesmos, pois são sempre aqueles mesmos partidos a nos "governar". Fossem outros, tudo seria a mesma papagaiada, pois ou eles se adequam ao esquema de nossa "máquina administrativa" ou são tirados do esquema. Talvez se você questionar o Tiririca ele te conte a verdade: que esses ditos "governantes" estão "se lixando" para as nossas reais necessidades.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil está na hora de "puxar a tomada". Começou errado a 500 e poucos anos, é problema antigo já. Nem com uma dose cavalar de otimismo consigo imaginar um futuro bom (bem que gostaria, mas...).
    Acho que é assim, já que está sem freio e vai bater, é fechar os olhos e esperar a pancada...

    ResponderExcluir
  3. Sr Ralph, boa noite!

    Acompanho o blog do sr a bastante tempo, sou amante de ferrovias e como tal, seu blog é parada obrigatória. Decidi comentar hoje para parabeniza-lo pelo excelente texto, o sr conseguiu resumir muito bem a sensação que os poucos brasileiros pensantes estão pensando atualmente. Na minha humilde opinião, nosso país não tem mais jeito e sem querer ser pessimista (apenas realista) acredito que tudo só vai piorar.

    Um grande abraço!

    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto e do blog... Eu não tenho mais nenhuma esperança...

    ResponderExcluir
  5. O Brasil está ruim, mas temos um país muito pior que a gente: México. Só como exemplo, pelo menos temos os trens de passageiros da EFVM; no México, não tem praticamente nenhum trem de passageiro, nenhum mesmo.

    Negócio que estou fazendo é rezar para que Portugal saia da crise: é para onde irei se o Brasil falir de vez.

    ResponderExcluir