sábado, 20 de julho de 2013

MIRACATU E O TREM DA SOROCABANA


Outra parada na minha viagem a Joinville pela BR-116 no último domingo foi em Miracatu, sede do município do mesmo nome. Aliás, a primeira vez que eu ouvi falar dessa cidade foi em 1971, quando entrei na USP para cursar o Instituto de Química e ali conheci um nissei de nome Paulo, que sempre ia nos finais de semana de volta para sua terra.

Eu me lembrava que a primeira vez em que lá estive procurando a estação havia sido em 1998. Achei-a. Depois, houve uma vez em que entrei, mas que náo a havia achado. Incrível, pois fica próxima à estrada, à qual tanto a linha quanto a rua onde o prédio está hoje sáo paralelas à rodovia e à ferrovia.

Desta vez, foi esperto: entrei no primeiro acesso, e quando cruzei a linha, dobrei à esquerda e perguntei a um senhor onde era a velha estação. Foi claro por que não a vi da última vez. Ela fica depois de uma pequena elevaçáo da rua e, além disso, embora próxima à BR, é difícil de ser vista da estrada.

Segui, então, acompanhando a linha - que, pasmem, ainda está lá - e a primeira coisa que vi foi uma das tradicionais caixas d`água de ferro, bem atiga e possivelmente ainda dos tempos em que a Southern São Paulo Railway ainda não havia sido incorporada à Sorocabana, em 1925. Só depois a elevação e lá na frente a esta'~ao - que, como a caixa d`água, com certeza é dos tempos pré-Sorocabana.

Predio pequeno e simpático, com puxadinhos que até podem ter sido construídos ainda no tempo da ferrovia. Em 1998 era sede de um sindicato - e o trem de passageiros não passava ali havia somente um ano. Hoje, típica moradia. Por fora, não está mal cuidada.

Acabei fotografando-a e nem pensei em entrar na cidade. Não entrei, mesmo, a cidade fica mais para dentro, embora praticamente comece ali nessa rua que corre ao londo da ferrovia abandonada agora já há dez anos pela ALL.

E, em seguida, fui-me, deixando as fotografias para meus leitores apreciarem-nas.

2 comentários:

  1. A estação de trem foi construída e depois inaugurada num domingo de dezembro de 2014. A construção já se tornou centenária!

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