terça-feira, 5 de junho de 2012

ROTINA DA CPTM


 Estação Ceasa, 2010 (Carlos R. Almeida)

Será que a sina dos brasileiros é reclamar dos trens? Hoje, devido a um congestionamento na rodovia Castelo Branco que começava no km 23 (Alphaville) e ia embora, virei o carro no sentido da estação de Barueri e estacionei por ali mesmo. Tomei o trem para São Paulo.

Vazio, tranquilo... eram cerca de 9 da manhã. Baldeação na estação de Osasco: o trem para Pinheiros estava esperando ali de portas abertas, do outro lado da plataforma, em frente à saída do trem de Itapevi, em que eu estava. Fomos passando pelas estações, nenhuma novidade, até eu descer na estação Rebouças. Dali a pé para o escritório são pouco menos de dez minutos. Chuva e guarda-chuva, também sem maiores problemas.

Na volta, já escuro, fui até a estação novamente. O trem demorou cerca de 3-4 minutos e chegou. Bem cheio, mas dava para entrar. Dali seguiu para Presidente Altino, onde fiz a baldeação. às 6 e pouco da tarde, a estação de Pinheiros estava explodindo de gente, mas foi a única: depois, somente em Altino houve alguma movimentação maior. E ali, esperando o trem de Itapevi - que desta vez não estava nos esperando na frente do desembarque em Altino - já se ouve as reclamações: "ih, anunciaram que o próximo trem tem apenas 8 carros, imagina, num horário desses... não vai dar para entrar" - o pessoal gosta de reclamar.

Das estações intermediárias entre as cidades, apenas a de Comandante Sampaio teve subidas e descidas dos carros considerável. As demais, pouco movimento. Em Santa Teresinha, Carapicuíba, não havia ningu~em na plataforma. Nem ninguém desceu do trem. Em frente, aquela favelona. Dá medo. "Ah, mas na favela só tem tabaiadô"... tem também. O problema é a minoria traficante e bandida.

Desci em Barueri. A chuva não para, mas agora era uma garoa muito fina. Fui até o carro e dali para casa. Milagre: rapidinho. Quase 7 horas da noite, um verdadeiro milagre. Quanto à CPTM, o que os usuários querem? Como se pode aumentar o conforto dos passageiros a esta hora? Não se pode, simplesmente. Não tive queixas do serviço, apesar do trem bastante cheio entre Rebouças e Osasco.

5 comentários:

  1. concordo com vc, todas as vezes q usei a CPTM (poucas pq ainda sou novo e ñ tenho necessidade de usar sempre) mas mesmo assim, ja peguei em horários de pico e foi a mesma experiencia q vc

    ResponderExcluir
  2. O povo tem mania de reclamar. Já é um vício.
    Aposto que se colocassem trens bala com TV Digital e cafezinho para os passageiros, iriam arranjar algo para reclamar.
    Claro que o transporte ferroviário tem que melhorar, mas perto do caos que é o trânsito, o trem é uma condução de primeira qualidade.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc Ralph! O trem (que fique bem claro, QUANDO ELE FUNCIONA!) é um ótimo transporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodigles, o trem funciona em 99% ou mais das vezes em que ele opera. Abraços

      Excluir
  4. Concordo, caro Ralph, o brasileiro reclama de tudo mesmo. Reclamam da CPTM, mas se esquecem dos "subúrbios" da CBTU. Pra min não tem coisa melhor que os CAF 7000 que rodam aqui na linha 12, de Calmon Vianna, silencioso, ar condicionado... o que estraga é só alguns passageiros mal educados...

    ResponderExcluir