domingo, 25 de dezembro de 2011

ANTIGOS NATAIS

1921

Lendo velhos jornais - neste caso, especificamente, a "Folha da Manhã", "Folha da Noite" e "Folha de S. Paulo" - é possível ver-se propagandas natalinas dos últimos noventa anos.
1931

Assim, de 1921 a 1981, reproduzo aqui algumas delas, em homenagem a estes tão decantados últimos Natais que tenho passado, sem a emoção de quando era criança.
1941

Apesar de sempre passá-los em família, o que é sempre agradável, cada vez mais ele se torna uma noite comum, em que uma família se reúne para jantar e bater longos papos. A diferença é a presença de uma árvore de Natal.
1951

Quando era criança, no entanto, aguardava eu com ansiedade a chegada da ceia, das rabanadas, dos doces e da comida e - é claro - dos presentes.
1961

Ano passado, mas não este, vesti-me de Papai Noel para dar presentes na frente de mau neto Willi. Este ano, não: posso estar enganado, mas ele já me parece bem mais esperto e, creio eu, facilmente descobriria que haveria um impostor por trás da barba e do chapéu vermelho. E este sim, menino de três anos, se diverte.
1971

1981

2 comentários:

  1. As crianças são a alma do Natal!
    Também vivo alando pro meu pai se vestir de Papai Noel para minha sobrinha, mas ela é muito esperta e acho que sacaria imediatamente que o bom velhinho não existe...
    E sou da opinião que essa fantasia deve durar o máximo possível (e que as internets da vida permitam)!
    Feliz Natal!!

    ResponderExcluir
  2. A Companhia Telephonica Brasileira era por acaso da Bell System americana, porque o logo era muito parecido: http://bit.ly/tIUna9 ?

    ResponderExcluir