domingo, 23 de outubro de 2011

COMPARANDO O MESMO LOCAL EM 72 ANOS

Anúncio de lançamento em 1938

No dia 2 de maio de 1938, o jornal paulista Folha da Manhã - atual Folha de S. Paulo - publicou um anúncio de lançamento de um loteamento no atual bairro de Vila Madalena (na época, distrito de Jardim América, como informa o anúncio). O anúncio estsá reproduzido no topo desta postagem.

Há uma série de "retificações" a serem feitas para se compreender exatamente onde ele está situado hoje. Primeiro: a rua com o nome Galeno de Almeida é a atual rua Inácio Pereira da Rocua. A "rua Nova" é a rua Padre João Gonçalves. O córrego que aparece no anúncio é um dos braços do rio Verde, exatamente aquele que passa pela Vila Madalena, tendo seu início na rua Abegoaria, próximo à rua Heitor Penteado, e hoje totalmente canalizado e sob a terra.
Vista do Google Maps do mesmo loteamento em 2011

A imagem tomada do Google Maps na data de hoje mostra também que o traçado original do córrego existe até hoje. É uma servidão - digamos assim, uma "calçada interior" a que se tem acesso por um parque infantil com entrada pela rua Inácio Pereira da Rocha epela rua Fradique Coutinho. Às vezes ela não pode ser usada, por estarem seus portões fechados. Já andei por ela.

Pode-se notar também que a rua Nova apresentada uma curva para atingir a Fradique Coutinho. Hoje ela não tem essa curva. Falha no mapa? Assim como se olharmos o alinhamento das casas nos estritos terrenos anunciados veremos que elas não estão da forma em que aparecem no anúncio. Licença poética? Falta de cuidado do desenhista? Ou houve depois alguma retificação nestes terrenos? De qualquer forma, está tudo construído ali hoje.
A servidão sobre o leito do rio Verde, em foto de 2010. À direita, o fundo das casas da rua Padre João Gonçalves

Uma nota acerca da rua Galeno de Almeida: ela hoje começa na avenida Doutor Arnaldo e termina na rua João Moura. O seu alinhamento é o mesmo da rua Luiz Murat, aquela ladeira estreita que desce atrás do Cemitério São Paulo. Embaixo, exatamente ao cruzar o rio Verde (hoje, como já dito, não mais pode ser visto) ela faz uma curva em S e torna-se então a rua Inácio Pereira da Rocha.

É possível que em mapas da época todas as três ruas citadas tivessem o nome de Galeno de Almeida. Porém, não encontrei evidências disso em mapas antigos. Note-se também que o trecho entre a João Moura e o cemitério jamais existiu (isto dá para se ver nos mapas antigos e novos). E que por causa da construção da avenida Paulo VI nos anos 1970 a rua foi cortada em duas ao redor da rua Cristiano Viana.

Um comentário:

  1. Prezado Ralph,
    Estou desenvolvendo uma pesquisa sobre algumas residências daqui de São Paulo, nas quais morou a família de meu avô. Uma delas, e a mais importante para mim, existiu na rua Cristiano Viana (foi construída em 1914), entre as ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde. No local, hoje existe o Edifício Cristiano Viana. Já consegui obter no Arquivo Histórico de São Paulo, uma planta da casa, mas, gostaria de obter mais informações sobre a rua, ou sobre a região.
    Assim, deixo aqui o meu e-mail, para um eventual contato.
    ocatito@terra.com.br
    Desde já agradeço sua atenção,
    Abraço,
    Carlos Avelino de Arruda Camargo

    ResponderExcluir