segunda-feira, 11 de abril de 2011

O TAV E A MÁ VONTADE DA IMPRENSA

O trem-bala francês em 1987: foto da revista Veja daquela época
Parece que o TAV, ou trem-bala, ou como quiserem chamar o trem rápido Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro, está na berlinda em toda a imprensa brasileira. Bem, não sei se em toda ela, mas pelo menos nas notícias que aparecem na Internet ou nos jornais e revistas por aqui.

A impressão é que há uma má vontade total da imprensa em geral quando falam do assunto. Como se ele não fosse necessário. Comparações do tipo "com esse dinheiro daria para fazer n casas populares, x trens de longa distância menos sofisticados, construir y escolas" e por aí vai. Comparações desse tipo não levam a nada, mesmo porque tirando-se dinheiro de um orçamento não significa necessariamente aplicar em outro.

O fato é que parece que o fato de ele estar sendo bancado por um governo do PT é a causa de tanta implicância. Lembrem-se que já se falava de "trem-bala" São Paulo-Rio desde 1968, há 43 anos, portanto. Se nunca saiu, por que sairia agora?

Não sei. O que sei é que ele seria uma alternativa ótima para a Via Dutra e para as linhas aéreas entre as duas capitais. Não dá para continuar somente com uma rodovia congestionada e perigosa e com um serviço aéreo que a cada dia se torna pior.

Dêem uma chance am esse trem. Não porque eu ache "trens bonitinhos". Mas porque eu - e, garanto, muito mais gente - acham-no necessário. Muito necessário. Se ele vai ser feito da maneira correta, não tenho como avaliar. Aliás, creio que pouca gente possa. Se vai ser feito por um preço não superfaturado, também não posso julgar. Mas lembrem-se que ele será mais caro que a maioria dos TAVs que existem em outros países, vai, pois a serra entre Rio e São Paulo é um obstáculo realmente de peso que precisa ser superado. E isto tem um custo.

Agora, matar o trem-bala no nascedouro já é demais. Se bem que o governo não colabora muito, adiando já por duas vezes a licitação. Realmente, mina a confiança no projeto. Mas ainda dá, basta manter a vontade política. No entanto, a reportagem da revista Veja publicada neste final de semana mostra que essa revista cada vez mais vai perdendo a noção de seriedade. Por isso leio-a quase nunca. E quando leio, saio cada vez mais decepcionado. Neste caso, li apenas essa reportagem, no site da Revista Ferroviária.

Está na hora de parar de pensar que tudo que o governo faz é errado. Ele realmente não é muito competente no que faz, mas às vezes, acerta. E esta pode ser uma das vezes em que ele acertará.

6 comentários:

  1. Olá,Sr. Ralph.
    Na mala que a Pres. Dilma levou para a China, está a questão do TAV. Parecem que nossos amigos orientais querem fazê-lo, querendo também sua concessão por 45 anos. Isso é bom, mas o ruim é que eles (os chineses) querem também nossos campos em Goiás (a terra da Cora Coralina), para matar a fome que seus habitantes tem de soja.
    Para agradar, aceitam comprar carne de porco de três empresas. Uma dica: os presidentes dessas empresas viajaram junto.

    ResponderExcluir
  2. Ralph. Me desculpe, não não vou dar nenhuma chance para esse projeto, totalmente extemporâneo, em face de outras demandas muito mais urgentes. Dinheiro não dá em árvores, especialmente 30 bilhões de reais (para começar). Invista-se isso no metrô das duas maiores aglomerações urbanas da América do Sul (Rio e São Paulo), e se atenderá milhões de pessoas por dia, e não milhares de pessoas por mês. Invista-se isso em saúde pública (com os mesmo riscos de dar certo na Saúde como dar no trem-bala, então prefiro o risco na Saúde), e menos pessoas vão morrer pelo Brasil afora. Não sou contra o TAV por ele próprio. Um dia ele será bem vindo, virá em boa hora, quando cotejado com outras conquistas já obtidas,quando o Brasil deixar de ser 1º mundo apenas no PIB, mas se aproximar um pouquinho dessa condição, no IDH. Eu com 70 anos, você com 80, iremos então passear felizes de TAV, com a consciência tranquila (se não tivermos acabado com o mundo antes). Vê se acorda homem! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá,sr Ralph.Existem duas alas que estão contra o TAV:uma delas é o pessoal do contra automático. Tem governo? Eu sou contra! Outra ala é a dos iludidos que pensam viver num Brasil correto:"esse dinheiro pode ir para outro investimento mais urgente". Na verdade, até poderia e seria ideal.Mas todo governo é malandro e infelismente isso não acontece.Lembra-se que pagamos IPVA? Qual foi a finalidade desse imposto? Não foi a conservação das estradas de rodagem? Mas as estradas estão sendo privatizadas e as que não são, estão parecendo peneira. Afinal,o que fazem com a arrecadação do IPVA? Mistério!Por isso gente,não se iludam com uma sociedade que não vivemos: se o TAV não sair, muito menos o metrô será ampliado e nem a saúde vai melhorar. Vai tudo ficar como antes no quartel de Abrantes. E sem o TAV.

    ResponderExcluir
  4. Eurípides. Só posso falar em função dos meus ideiais, que começam a ser viáveis se eu acreditar neles e puder fazer alguma coisinha para alcançá-los. Pra começar, dizer: TAV-30Bi, não. E bradar por MAIS MATRÔ E MAIS SAÚDE sim. Se a coisa está uma meleca, pelas minhas filhas e netos, tenho que acreditar que vai mudar. Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Sim, mas não adianta vincular uma coisa a outra. Se eles quiserem, fazem os tres: TAV, metrô e mais saúde. Se não quiserem, não fazem nenhum...

    ResponderExcluir