quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A PEDREIRA DA FEPASA EM MONGAGUÁ

Pedreira de Mongaguá - 1984 - foto Nilson Rodrigues

O Nilson Rodrigues mandou hoje por e-mail algumas raras imagens - só fanáticos como ele tirariam fotografias de trens da FEPASA ali em 1984 - da pedreira da ferrovia em Mongaguá, junto à serra do Mar e ainda dos tempos da Sorocabana.

Havia um desvio ferroviário que saía de próximo à estação ferroviária da cidade - que ficava no ramal de Juquiá, este partindo de Santos - e, cruzando a rodovia Padre Manoel da Nóbrega (também chamada popularmente de Pedro Taques), seguia até a pedreira.

Vista aérea de Mongaguá em 1973; a pedreira é vista ao fundo, nas encostas da serra do Mar. Acervo Wanderley Duck

Não há registros conhecidos de quando o ramalzinho foi extinto, mas supõe-se que teria sido no final dos anos 1980 ou no início dos 1990. Em 1998, fui pela primeira vez à estação de Mongaguá, fotografá-la. O trem de passageiros já havia deixado de passar poucos meses antes (parou em novembro de 1997) e a estação já apresentava muitos sinais de abandono.

Quase fui preso por dois policiais, que indagaram o que eu estava fotografando. Fácil, né, interrogar um fotógrafo ferroviário com 46 anos de idade... mais fácil do que interrogar um drogado ou traficante. Só para constar, a estação, hoje, doze anos depois, continua um lixo, abrigando um barzinho que tem má fama. Ali, nem o trem cargueiro passa mais, extinto em 2002. Os trilhos estão debaixo de mato.

2 comentários:

  1. Eu trabalhei morei em Praia Grande nos anos 80 e conheci bem essa ferrovia e o desvio que ia para a ´pedreira da FEPASA. Carreguei muita pedra britada da pedreira Mongaguá. Quando voltei lá em 2005 ja não havia mais nada disso. Uma pena.

    ResponderExcluir